5 dicas para sua dieta não ficar monótona 1

5 dicas básicas para sua dieta funcionar

Dieta é sempre fácil de cair na monotonia, principalmente pelo fato de ficar preso àquele cardápio específico. Existem alguns artifícios que usamos para tentar sempre variar em cima da “mesma coisa”, e com isso, permanecer mais tempo focado. Ontem recebemos um comentário no Instagram que foi “vocês sempre mudam a dieta, né?”, mas na verdade nos só levamos em consideração os princípios abaixo. ;)

Sempre tenha em mente o objetivo da sua dieta

Seja para ganhar massa magra, perder gordura, manter seu peso, você deve compreender as estratégias da dieta escolhidas para você, e o porquê de cada refeição que você está fazendo. Isso faz com que você “aceite” melhor o fato que em uma refeição você comer apenas claras, por exemplo, e não uma deliciosa maçã. Também ajuda no momento em que você quiser variar, pois você saberá escolher corretamente uma variação, não pelas calorias, mas sim pelos macros e benefícios que aquele alimento específico representa.

Saiba dividir sua dieta em macros

É muito importante saber o quanto de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras você vai estar ingerindo em cada refeição. Isso é muito simples, existem várias tabelas feitas por universidades como por exemplo a da USP, onde você pode buscar pelos alimentos da sua dieta e ver todas as informações nutricionais dele. Se houver mais de um, basta somá-los. E se aquela porção não for a sua, use a famosa regra de 3! Sim, aquela mesma que aprendemos novinhos no colégio. Lembre-se que saber o índice glicêmico dos alimentos também é fundamental!

Busque fazer substituições

Uma vez que você sabe os macros das suas refeição, você poderá fazer substituições inteligentes e variar sua dieta. Não vale trocar um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, como a aveia por exemplo, por outro simples com um alto índice, como um pão branco apenas porque ambos são fonte de carboidrato. Para as proteínas, por exemplo, temos diversas opções de proteínas magras que vão desde peixes, passam pelo frango, peito de peru (não o embutido, mas aquele que comemos no natal ;)), até cortes magros de carne. Fontes de carboidratos complexos temos abóbora, batata-doce, mandioquinha, inhame, mandioca, arroz integral, massas integrais.

Use temperos

Temperos são a chave para deixar a sua comida mais gostosa. As vezes comer legumes e verduras pode não ser nada apetitoso, mas se você temperá-los corretamente, a comida ganha um novo sabor. Além disso, eles podem substituir o sal. Nós sempre tempos temperinhos secos em casa, como por exemplo orégano, manjericão, alecrim, estragão, pimentas, lemon pepper, sálvia, aneto, canela, cravo e por aí vai. Fora que se a refeição da dieta permitir gordura, um azeite cai muito bem, e você ainda pode utilizar azeites aromatizados.

Prepare de formas diferentes

Não é porque você deve comer batata doce em uma refeição que você tem que comê-la sempre do mesmo jeito. Você pode fazer assada, cozida, cozida e depois salteada, no microondas, chips… Doce, com um pouco de adoçante e canela, ou então salgada com sal e alecrim. Saiba que sempre vão ter diversas modos de preparo, e isso é fundamental para acabar com a monotonia das dietas de sempre comer a mesma coisa!

 E o mais importante: lembre-se da importância que é, acima de tudo, fazer uma reeducação alimentar! Não encare como um sacrifício, e sim como um novo estilo de vida!

Beijos e espero que esse post ajude. :)

Comentários sobre esse post:

  1. Ana diz

    Isso é muito verdade, estudar um pouco, saber dividir os grupos alimentares e a qualidade de cada alimento é fundamental. Ninguém consegue seguir por muito a dieta se não souber fazer as substituições. Minha nutricionista passa o cardápio geral, mas toda semana monto um cardápio específico, de acordo com a dieta e as minhas vontades, tem fases que prefiro mais doce, outras mais líquido, enfim, saber fazer essas mudanças é muito legal. Além disso, precisei aprender um pouco de culinária para conseguir harmonia nos sabores e temperos e preparações mais gostosas de ingredientes básicos (vocês ajudam muito nisso), também facilita muito para não atacar coisas prontas.

  2. maycon diz

    Obrigado valeu mesmo vou começar uma dieta, estou sozinho gostei das explicações se possível vou olhar mais receitas… se puder me ajudar Eu agradeço obrigado bjs até assim.maycon

Dúvidas sobre substituições de ingredientes, quais suplementos usamos, calorias das receitas, PAM, MCT, claras de ovos em caixas ou pasta de amendoim, clique aqui e veja nossa página de dúvidas frequentes. Sugerimos também que, antes de comentar, leia os comentários anteriores. Às vezes sua dúvida já foi sanada.

Deixe seu comentário.