Faseolamina: Uma ajuda para a perda de gordura 1

Faseolamina: Uma ajuda para a perda de gordura

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrEvernoteWhatsAppEmailPrint

Atualmente muito tem se estudado a respeito de fatores que possam auxiliar na perda de peso, seja inibindo o apetite (favorecendo a saciedade) ou impedindo a absorção de alguns nutrientes. Os fitoterápicos são os mais estudados e comentados com estas funções. Falarei hoje como atua um fitoterápico com propriedades bem interessantes: a faseolamina.

Esta é uma substancia extraída do feijão branco (Phaseolus vulgaris). Ela é obtida através dos feijões brancos inteiros que passam por um processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo.

A faseolamina ajuda na perda de peso e redução de medidas abdominais por reduzir a absorção de carboidratos através da inibição da alfa-amilase humana, que é a enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Desta maneira quando ingerimos um carboidratomenos enzima disponível para fazer com que o mesmo seja absorvido. Como conseqüência, absorvemos cerca de 30% menos do que realmente ingerimos.

Além disso, os estudos têm demonstrado uma grande eficácia da faseolamina no controle do diabetes de pacientes não dependentes de insulina. Isso ocorreria pela lentificação da absorção de carboidratos, o que geraria uma menor carga glicêmica no sangue.

Mas não devemos nos enganar achando que tudo o que é fitoterápico não tem problema e não precisa ser prescrito por um profissional habilitado. Há sim todos os riscos e problemas que podem ser causados pelo mau uso destes recursos e é necessária a prescrição com receita

Volto a focar: alimentação adequada e atividade física são insubstituíveis! Estes outros recursos podem ser um “plus”, uma ajuda… mas de NADA adiantarão sozinhos!

Bom TREINO e boa DIETA! Boa segunda também!

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrEvernoteWhatsAppEmailPrint

Comentários sobre esse post:

  1. Bia diz

    Esses “plus” sempre tenho medo do depois. Como vai ficar a absorção depois que parar de tomar? Igual a antes, pior… tenho sempre essas dúvidas.
    Ps- seu último texto sobre pq quero ter o corpo perfeito e afins foi maravilhosooooo.

  2. diz

    Muito interessante. Eu já vi médicos receitarem fitoterápicos sem receita. E além do mais esses produtos, muitas vezes, são vendidos para o público em geral sem o menor critério. Da mesma forma, já vi pessoas tomarem por conta própria, ou seguindo as instruções do vendedor da loja, e darem muio mal.
    A ajuda de vocês é sempre boa e bem vinda. Continuem com o ótimo trabalho.

  3. Luciana J diz

    Oi Julia,

    Muito informativo esse post. parabéns.

    Vc poderia informar quais seriam os riscos e problemas do uso da faseolamina?

    bjs

  4. Jorge diz

    Será que meus ganhos de massa muscular vão ser tão bons quanto sem whey?Meu pôs treino tem em torno de 28/32 gramas de proteína,tipo peixe,carne,peito etc!Mas a leucina esta presente nesses alimentos?Vc acha que realmente vai fazer uma diferença considerável se eu tomasse a mesma quantidade de proteínas de um suplemento whey?Obrigado!

    • Rodrigo Purchio diz

      Jorge, já fiquei um tempo somente com alimentos sólidos e a qualidade dos ganhos é semelhante ou até superior em alguns casos. O ideal é sempre buscar proteínas limpas (poucas gorduras) com valor biológico alto, e carboidratos de qualidade como a batata doce, abóbora, batata baroa, mandioca, inhame, etc.

  5. Alê diz

    Os efeitos da faseolamina são semelhante aos do Extrato do Chá Verde? Qual dos dois há melhores estudos científicos?

    • Rodrigo Purchio diz

      A posologia recomendada é de consumir 1 ou 2 caps 15 minutos antes da refeição com carbo. Mas nós não fazemos o uso contínuo.

  6. Bruno diz

    Qual seria a diferença entre a faseolamina e a acarbose? Ando tomando o segundo de vez em quando, mas fico receoso quanto ao efeito rebote.

  7. Aline Stamford diz

    Vocês sabem me dizer quantos mg possui uma capsula comercial? Minha antiga nutri passou manipulado 350mg, mas a dose acabou sendo forte para mim.

  8. Bruno diz

    Qual a diferença entre a faseolamina e a acarbose? Tenho usado a segunda, mas com receio do efeito rebote.

  9. Leonardo Alves diz

    Estou em cutting porém tenho uma dúvida constante…quando não consigo ao longo do dia atingir os macros de carbo, existe o problema de consumi-los anoite, o que é melhor, consumir ou não ,lembrando que a dieta é um cutting…obrigado e parabéns pelo trabalho

    • diz

      Oi, Jéssica. Não faz sentido algum colocar a faseolaminha em uma dieta sem carbo.. (particularmente, não acho que vc deveria fazer uma dieta assim).
      Bjs

  10. Breno diz

    Julia qual a sua opinião sobre o óleo de cártamo? Pode ser associado a faseolamina para maximizar os resultados?

  11. Mônica Collazo diz

    Dr. Julia,

    Voce saberia me dizer qual seria o nome das capsulas vendidas aqui nos Estados Unidos que voce mencionou acima que vende de 250mg?

    Obrigada

  12. Ana Lúcia de Cinque Furini diz

    Minha nutricionista recomendou o uso da faseolamina… fiquei com receio, porque, na pressa, não tirei todas as dúvidas que tinha e essa postagem me ajudou muito. Sou hiperinsulínica, com esteatose e espero que esse fito possa me ajudar a diminuir as medidas abdominais.

  13. ALESSANDRA BORGES diz

    TOMEI A FARINHA DE FEIJAO BRANCO,UMA COLHER DE SOPA DILUIDA EM 250 ML DE AGUA COMO DIZ NA EMBALAGEM,FIQUEI O DIA INTEIRO COM ANSIA DE VOMITO E DIARREIA INTENSA…CHEGUEI A FICAR TONTA DE NOITE.O QUE HOUVE?

  14. diz

    Olá gostaria de saber sua opinião sobre a mistura do Faseolamina 500+Caseiolamina 500, e de Garcinia Cambogia 500+Hyperium Perforatum 250, pois foi passado para minha tia de 60anos e fico preocupada dela ficar tomando esses remédios manipulados…

    Desde já Obrigada!

  15. Karina diz

    Olá!
    Gostaria de saber se devido a reduçao da absorçao de carboidratos, a faseolamina atrapalha o ganho de massa magra na fase de hipertrofia??

    • Rodrigo Purchio diz

      Tudo depende do quanto é seu aporte total de carboidratos, mas eles são essenciais na fase de ganho. Mas por exemplo, se você come 10% a mais de carboidratos e a faseolamina diminui a absorção em 10%, a conta fecha, entendeu? ;)

  16. Daisy diz

    o endocrinologista de meu filho, de 10 anos, prescreveu a Faseolamina,300 mg no café da manhã, almoço e jantar para saciar a vontade de comer. Achei estranho e estou preocupada, Ele precisa perder peso, mas é
    seguro?

Dúvidas sobre substituições de ingredientes, quais suplementos usamos, calorias das receitas, PAM, MCT, claras de ovos em caixas ou pasta de amendoim, clique aqui e veja nossa página de dúvidas frequentes. Sugerimos também que, antes de comentar, leia os comentários anteriores. Às vezes sua dúvida já foi sanada.

Trackbacks

Deixe seu comentário.