Musculação e Aeróbio: O Que Fazer Primeiro? 1

Musculação e Aeróbio

O Que Fazer Primeiro?

Oi pessoal!
 
Depois de ter gerado uma boa discussão no primeiro post, deixei este pra falar sobre um assunto um pouco mais genérico, porém muito importante para a organização do treino, e que também deve gerar uma boa troca de idéias.
 
“Tenho que treinar e ainda vou fazer aeróbio. Mas o que devo fazer primeiro?”. Quem faz as duas atividades juntas, certamente já se deparou com essa pergunta. Esse tema foi de ampla discussão no meio acadêmico, onde ele recebia o nome de treinamento concorrente. Mas depois das últimas discussões obterem um viés em comum, diminuíram a quantidade de artigos relacionados a este tema. Sendo assim, vamos ao que interessa!

Em uma breve pesquisa pude observar alguns comentários sobre fontes energéticas, que justificariam a escolha de um ou de outro antes. Mas esta ordem, apesar de super importante, é apenas uma das muitas variáveis a serem analisadas para chegar à uma conclusão. Ainda nesta revisão, conseguimos uma informação bem relevante: o aeróbio junto à volumes de treino altos (superiores a 30 minutos), pode levar a um detrimento na força ao ser executado antes deste. E não é só isso, quando executado logo antes ou depois da musculação, também há liberação de algumas enzimas que podem diminuir a capacidade do corpo aumentar a quantidade de massa magra, ou seja, de hipertrofiar.

Logo podemos observar que muitos estudos nos levam a crer que o aeróbio pode sim prejudicar as adaptações do treinamento de força, mas a musculação na maioria dos casos não prejudica a capacidade aeróbia. Ufa! Enfim vamos a resposta!
 
O foco principal deve sempre ser no seu objetivo: se você deseja aumentar a quantidade de massa magra (hipertrofiar), coloque o treino de força em primeiro lugar sempre e tente separar o treino aeróbio dele, exatamente como fazem a Beta e o Rodrigo, realizam o aeróbio de manhã cedo, e voltam para treinar a noite. Mas se o seu objetivo for perder gordura, pode sim colocar os dois treinos juntos com foco sempre no aeróbio, pois mesmo se ele competir com o aumento de  massa magra, o objetivo principal será atingido. O importante é não deixar de fazer a musculação, pois ela será de extrema importância pra continuidade de qualquer treino que você desejar fazer.
 
Chegamos à conclusão de que o melhor dos mundos seria mesmo conseguir colocar o treino aeróbio e o treino de força em sessões separadas, como por exemplo aeróbio de dia e musculação à noite, ou vice e versa. Porém sei que muitos não dispõem desse tempo todo para dedicar a academia, logo uma boa alternativa é alternar as intensidades. No dia em que tiver mais disposição para fazer treino de força coloque-o primeiro, e antes de começar o aeróbio coma ou beba algo que possa repor aquilo que você perdeu na musculação (a Julia Engel pode esclarecer melhor isso). Ou coloque o aeróbio apenas como parte de um aquecimento, como por exemplo até 15 minutos e com intensidade leve. No dia em que sua disposição estiver maior para fazer o aeróbio coloque no treino de força como complementar, de forma que não influencie tanto na fadiga gerada pelo treino aeróbio feito antes, como por exemplo um treino apenas de membros superiores e tronco.
 
Espero ter conseguido ajudar, bons treino e um grande abraço!

 

Gostaríamos de lembrar que já foram apresentados diversos cenários nos comentários e diversas questões foram esclarecidas. Antes de fazer um comentário, leia os já existentes e veja se eles não esclarecem sua dúvida. Obrigado.

 

Receba os posts por email!

Comentários sobre esse post:

  1. Juliana diz

    Muito bom! Seeeempre tive essa dúvida e cada um me respondia uma coisa…. Sempre fiz aeróbio antes da musculação, mas acho que pode ser por isso que não estou conseguindo ganhar massa muscular. To achando que estou apenas emagrecendo cada vez mais, mesmo com o uso de suplementos… Perna fina e tal… A partir de hoje vou começar a malhar antes da corrida! Boa dica!!!!
    Obrigada!

    • diz

      Oi Juliana !
      Lembra da dica que deixei no fim do artigo, use os dias mais intensos de musculação para apenas fazer um aerobio mais leve…
      Bons treinos um abraço

  2. Raphael Ferreira diz

    Bom dia!
    Realmente essa dúvida me consome!
    Hoje faço treino de hipertrofia, visando ganho de massa muscular.. Porém, tenho de perder % de gordura tb!
    Minha dúvida é; após o treino, geralmente estou um pouco ‘esgotado’, o que eu posso mandar antes do aeróbico? O whey e acompanhantes (Waxy/Dextrose + Glutamina + BCAA)?? Pois antes fazia no max. 20 min, mas dps do post do Rodrigo/Beta sobre no minimo 40 minutos, tenho de me preparar!
    Ou de imediato esqueço o aeróbico e deixo ele para quando mudar o tipo de treino?
    Dificil…!!! Me ajudem!

    • Rodrigo Purchio diz

      Raphael, o ideal é separar o treino aeróbico do treino de musculação. Mas sobre “o mínimo de 40 minutos”, não é exatamente assim, pense que 20 minutos são melhores do que não fazer nada. ;) Veja qual período é melhor para você e em cima disso vá evoluindo.

    • diz

      Oi Raphael,
      Se o objetivo é hipertrofiar faz so seu aeróbio um aquecimento diário e foque na musculação.
      Quando trocar o objetivo aí sim coloque o aeróbio como prioridade.
      Quanto ao tempo, depois de uma musculação intensa se você colocar 40 de aeróbio será bem complicado aumentar massa magra…
      abraço e bons treinos

  3. Natalie Peroli diz

    Olá, faço sempre 30 min de aeróbico pela manhã e musculação a noite, 4 vezes por semana. Entretanto sou magra, 1,67 mts – estavam com 54 kgs e fui para 51 kgs em 2 meses. Como faço para voltar a ganhar massa visto que já perdi a gordura que me incomodava? Minha alimentação está ok, tem algum suplemento?

    • diz

      O ideal seria vocÊ buscar acompanhamento nutricional para adequar a sua dieta aos seus objetivos, e também fazer o seu treino visando a hipertrofia.

    • diz

      Oi Natalie!
      Posso te responder a parte do treino, que por sinal parece que voce esta dividindo super bem! Se voce já perdeu a gordura que te incomodava que tal diminuir um pouco os treinos aeróbios e focar na musculação? Acho que isso já vai te ajudar.
      A parte da suplementação, a Beta explicou super bem! Uma nutricionista pode te ajudar bastante!
      Um abraço e bons treinos!

  4. tássia diz

    Bom dia! eu corro 4km antes da musculação, mas não sinto cansaço que diminua a intensidade do treino, pelo contrário. Meu objetivo é hipertrofia. Mesmo assim posso ser prejudicada pela liberação das enzimas?

    • diz

      Oi Tassia!
      Se você corre 4km e depois não sente cansaço na musculação temos 2 explicações:
      1- O aeróbio esta muito tranquilo na velocidade e volume que voce vem fazendo.
      2- A musculação esta muito tranquila e fatalmente não irá gerar os efeitos que você procura (acho que essa é mais provável)
      Essas enzimas vão te atrapalhar sim!
      Pensa no seu objetivo e foca nele!
      Abraço e bons treinos

      • tássia diz

        Não, rs. eu saio da musculação destruída, só não saio do aeróbico anterior me sentindo cansada pra treinar. A corrida me dá disposição. Corro a 8,5 km e saio bem suada. O ideal então é eu correr depois do treino e aumentar a intensidade do aeróbico? Eu tomo glutamina + BCAA durante a corrida e treino. Se eu mudar a ordem, continuo ou melhor ingerir coisa se eu deixar o aeróbico por último? obrigada pela atenção. acompanho vcs cada dia mais.:)

  5. Evelyn diz

    Leonardo, eu fiz um treino focado pra perda de gordura e já perdi muito, agora meu foco é definição muscular e talvez um pouco de hipertrofia nos membros inferiores.

    Sempre faço musculação antes e depois aeróbio (uns 40 min). Eu tenho disponibilidade de fazer dois períodos na academia, mas teria que aumentar o tempo do aeróbio pra ‘funcionar’ né?

  6. Sumaia Abou diz

    Estou fazendo treino de força associado a Hiit. Faço primeiro a musculação e logo em seguida faço Hiit (musculação 6x/sem; Hiit 3x/sem) por 15 minutos. A intensidade do Hiit pode atrapalhar meu ganho de massa muscular se realizado apenas 3x por semana após o treino? Pergunto isso pois, desde que iniciei o Hiit (aprox 4 semanas) + remoção da lactose da minha dieta, senti uma melhora bem grande com relação a redução de gordura. Obrigada!!!

    OBS: sei que toquei em vários pontos diferentes e que inclusive já foram abordados aqui, mas é que realmente tenho dúvida se 15 min de Hiit logo após a musculação podem afetar meu ganho de massa muscular.

    Obrigada :)

  7. Julinha diz

    Ameeei essa explicação! Mas tenho duas duvidas: normalmente, malho antes do aeróbico. Esses 15 minutos de aquecimento leve são eficientes pra perda de gordura? E se eu mantiver o treino de força antes do aerobico, o que seria ideal comer entre os dois, visto que como uma barrinha de proteína 1 hora antes de malhar?

    • Rodrigo Purchio diz

      Julia, é muito difícil avaliar o que você deve comer entre os treinos tendo essa refeição isolada como base. O ideal é que você se consulte com um nutricionista para ele elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades calóricas, de macronutrientes e de objetivos. Sobre o aquecimento, tudo depende da frequencia em que ele é executado.

  8. Ana diz

    Já ouvi falar que pra queimar gordura é preciso colocar o aeróbio depois da musculação porque consumirei primeiramente o glicogênio dos alimentos com a musculação e depois com o aeróbio haverá a queima de gordura.. Faz sentido?

      • Ana diz

        Então se continuar desse jeito, associando com uma dieta equilibrada eu terei bons resultados de queima de gordura?? Esse é meu principal objetivo, então tenho receio de estar me esforçando em vão

        • diz

          Oi Ana!
          O que voce disse faz sentido sim, mas os mecanismos que isso ocorre são bem mais complexos e muito influenciáveis pela alimentação, tipo de treino entre outros.
          Nenhum esforço é em vão até por queê queimou calorias nesse esforço mas tenta colocar seu aerobio depois já que a musculação não exercera tanta influência sobre o aerobio!
          Abraco e bons treinos.

          • Ana diz

            Sou magra, mas tenho gorduras localizadas.. Minha nutricionista passou uma dieta com muitas refeições para que eu ganhe massa, mas esse nao é meu objetivo! Quero perder gordura mesmo! Faço musculação e depois mais meia hora de aeróbio! Depois volto pra casa, como e vou caminha mais ima hora! Acha que está certo??

  9. Rodrigo diz

    Eu busco o ganho de massa magra e faço o aeróbico de manhã e treino no período da tarde , está correto?

    • diz

      Oi Rodrigo!
      Aparentemente sim, o corpo esta melhor adaptado a fazer força algum tempo após acordar então colocar o aerobio pela manhã e malhar a tarde é uma excelente opção!
      Um abraço e bons treinos!

  10. Luisa diz

    Olá! O que devemos ingerir após o treino de força, e antes de iniciar o aeróbio? O BCAA pode ser uma opção?
    Obrigada!

  11. Juliana diz

    Olá, gostaria de saber se os aeróbios são REALMENTE eficazes para emagrecimento, pois li em alguns sites que essa ideia já foi ultrapassada, sendo subistituída a perda de gordura através da musculação e treinamentos intervalados, isso é verdade?

    • diz

      Oi Juliana!
      Gostei da pergunta!!!
      Vamos lá! Dizer que o aeróbio é menos eficaz que a musculação ou o treinamento intervalado é ir um pouco longe, podemos sim, dizer que hoje temos alternativas para atingir seu objetivo de forma mais rápida e dinâmica do que apenas subir em uma esteira ou bike e ficar por 30 minutos.
      Quando falamos sobre atividade física temos que levar em consideração que a verdade de hoje é o absurdo de amanha.
      A musculação, mesmo quando feita em circuito gera um gasto menor que o aeróbio até por que este ultimo pode ser feito por mais tempo, pois pra gerar o mesmo gasto, a musculação teria que ser muito intensa.
      Ja o intervalado é um treino de alta intensidade que deve ser uma escolha em alguns dias e nao todos, pois alta intensidade todo dia, pode tambem contribuir para um processo de “overtraining” ou até mesmo gerar uma lesão.
      Posso te dizer 3 coisas com toda certeza:
      1- O aeróbio na intensidade certa emagrece sim!
      2- Pensa na musculação pra construir e não pra emagrecer.
      3- Treino intervalado é excelente tanto pra emagrecer quanto para aumentar a capacidade aeróbia mas tem que dosar pois alta intensidade sempre pode ser perigoso.
      Ufa! Acho que foi tudo!
      Qualquer coisa pode perguntar mais!
      Abraço e bons treinos.

  12. Julia diz

    Olá primeiramente parabens pelo blog e muito bem feito e tem ótimas dicas. Minha duvida e durante o treino de hipertrofia pode ser realizado o treino aeróbio tbb? Treino 6 vezes na semana queria saber se posso realizar atividades aeróbias todos os dias sem prejudicar meu treino de hipertrofia pois meu objetivo e aumentar minha massa magra e perda de peso. Obrigada

    • diz

      Oi, como o Leonardo falou “Logo os estudos nos levam a crer que o aeróbio pode sim prejudicar as adaptações do treinamento de força, mas a musculação na maioria dos casos não prejudica a capacidade aeróbia.”

    • diz

      Oi Julia!
      Se os dois forem feitos juntos eles competirão sim, e quem sairá prejudicado será a musculação.
      Tenta colocar em 2 partes ou caso não possa coloca o foco onde for seu objetivo, no caso a musculação.
      Abraço e bons treinos.

  13. Mauro diz

    Boa tarde Leonardo e Júlia! No post sobre HIIT, eu escrevi q venho fazendo o HIIT 6 vezes na semana, alternando dias em esteira e transport (25min) . Porém sempre faço após o treino de pesos (q é intenso, pesado e com duração aprox.de 50min). Consegui baixar bem o meu BF para 10% ate agora, mas deu uma estabilizada. Vc acha q se eu fizesse o HIIT na parte da manha e o treino com pesos a noite, seria melhor? Mudaria o estimulo para continuar ganhando massa e perdendo gordura? Só pra esclarecer, continuo com minha dieta regrada por Nutrólogo para perda de gordura e aumento de massa magra. E se fizesse na parte da manha, faria um lanche rápido antes de fazer o HIIT? (Shake de Whey, com um pouco de carbo de baixo IG, pra nao ir de barrig vazia, né? Essa acho q a Julia Engel poderia me responder?) e na volta tomaria meu cafe da manha normalmente. O que acham? Desde já obrigado!! Estou curtindo bastante os posts!! Parabéns a equipe!!

    • Rodrigo Purchio diz

      Mauro, separar os treinos é uma ótima opção. Sobre comer antes do HIIT, isso varia de acordo com a resistência de cada um. Eu e a Roberta não somos hipoglicêmicos então costumamos ir em jejum mesmo. Isso vai depender do seu organismo. Abraços.

    • diz

      Oi Mauro!
      Quanto a alimentação não posso te dizer muito pois foge da minha competência, agora quanto a divisão do treino posso te ajudar sim!
      1- HIIT 6x na semana não dá, muito intenso muitas vezes, antes de chegar no seu resultado você pode quebrar.
      2- boa a sua separação, vai te ajudar bastante!
      3- Jejum antes do hiit NUNCA!
      Abraço e bons treinos

  14. Thiago diz

    Faço musculação começo da tarde e a noite faço aeróbico com abdominal, isso em dois dias da semana o resto dos dias focado só na musculação. fica ruim nesses dois dias?

    • diz

      Se o seu objetivo for hipertrofia não é ruim não. O recomendado (mesmo para quem visa o aumento de massa magra) é que se faça de 2 a 3 sessões de 20 a 30 minutos de cardio por semana, pois o treino cardiovascular melhora a capacidade do coração de bombear sangue, aumentando a captação de oxigênio nas células, o que vai auxiliar nos seus treinos :)

    • diz

      Oi Thiago!
      Se o objetivo é aumentar massa magra, você está com um planejamento bem legal.
      Caso consiga colocar mais alguns dias de aeróbio seria melhor ainda.
      Abraço e bons treinos.

  15. diz

    Olá! Bem esclarecedor :)
    Estou buscando primeiro perder peso para depois definir. Meu treino é em circuito, faço o aeróbico junto com a musculação (3 series em algum aparelho, 5 minutos na esteira). Não li referencias sobre isso no texto, acredita ser válido?
    Obrigada

  16. Andreia diz

    Olá, eu treino 4x por semana corrida (treinos longos e relativamente fortes, pois estou treinando para correr uma meia maratona). Não queria diminuir esse aeróbio porque gosto muito da corrida, mas queria ganhar massa magra. Tenho feito musculação nos 2 dias em que não corro (as vezes faço depois uns vinte minutos de aeróbio leve) e em 2 dias depois da corrida também malho. E estou tomando o BCAA antes e depois da corrida e o Whey sempre depois da musculação. O BCAA não é suficiente para evitar a perda dessa massa magra? Estou fazendo muito errado? Pelo que entendi, o melhor seria eu tentar fazer a musculação em horário diferente da corrida. Se fizer isso, eu consigo o resultado de aumento da massa magra mesmo mantendo o ritmo de corrida?

    • Rodrigo Purchio diz

      Exato, separando os dois treinos você melhora seus resultados de aumento de MM.

    • diz

      Oi Andrea,
      Vamos la, com o seu ritmo de corrida é bem difícil voce conseguir ter ganhos expressivos de massa magra, mas pelo que eu entendi por que voce não mantem o foco no aeróbio ate terminar essa meia maratona e depois da um foco maior ao treino de força?
      Assim sua maratona ficará melhor e depois você poderá treinar na boa, pelo menos até a próxima!
      abraço e bons treinos

  17. diz

    Oi meu objetivo é perda de gordura e definição muscular, faço 10 minutos de aeróbica depois faço alguns aparelhos de musculação, faço mais 10 de arobico, outros exercícios de musculação e finalizou com 10 de aeróbica novamente. Tá certo esse treino?

  18. Luiza Callafange diz

    Olá! Adoro o site de vocês, e realmente fico com dúvida em relação a essa questão, pois particularmente eu prefiro muito mais aeróbico. A instrutora da academia havia montado uma série pra mim de musculação 3x semana e diminuiu meu aeróbico, fiquei frustrada e remontei minha série sozinha, passando a correr de segunda a sábado e dividindo as séries da musculação, 1 hora de corrida antes de malhar braço e 40 minutos antes de malhar perna.
    No máximo 4x musculação e aeróbico sempre. Eu estou sentindo resultado sim, tanto na questão de perca de gordura quanto ganho de massa magra. Faço suplementação com whey protein e tenho uma RA de 3 em 3 horas baseada em alimentos saudáveis e próprios para intolerantes à lactose.
    Eu queria a opinião de vocês, pois há muitas controvérsias sobre as minhas atividades aeróbicas intensas, que são prazerosas pra mim mas também não podem ser prejudiciais para a minha saúde e meus objetivos antagônicos de diminuir o percentual de gordura e aumentar a massa magra. Endorfina vicia hein! Mas não me importo com o tempo que demora para atingir os resultados, estou focada e determinada a estar sempre movimentando meu corpo e melhorando meu estilo de vida.

  19. Érica diz

    Olá! Meu objetivo é emagrecimento e de uns tempos pra cá, tenho deixado de lado a musculaçao e me dedicado apenas aos aerobicos. faco uma hora de rpm e uma hora de jump ou outro aerobico. Mas não estou vendo resultados!! Minha alimentação é saudavel. nao nego que como doces, mas tento sempre evitar e quando a tentação está grande, comer porções pequenas. Seria ideal eu me dedicar novamente à musculaçao ou manter os aerobicos ate obter meu objetivo de perda d egordura?

  20. Marlon diz

    Olá..

    meu foco principal é a perda de gorduras, entendi que o foco tem que ser no aeróbico, porém não tem muita importância se eu faço antes ou depois da musculação? e outra dúvida frequente que acredito ser de muitos também, e poderiam fazer um post.. sobre quem tem o foco em perder peso, qual a melhor forma de fazer musculação, forte ou mais leve?

    Obrigado!

    • Rodrigo Purchio diz

      Marlon, o ideal é que as atividades não concorram. Sobre o “foco em perder peso”, se você quer perder peso, a musculação não é o ideal, porque o aumento de massa magra acarreta num aumento de PESO, mas se você quer perder GORDURA, aí sim, quanto mais intenso o exercício, maior o gasto calórico.. ;)

  21. diz

    Olá, estou atualmente realizando aeróbio HIIT seguido de musculação, meu objetivo no momento é perder a “pança” e em seguida ganhar massa magra. Devo mudar a sequencia, ou continuo desta forma??

  22. Carolina diz

    Olá! Adorei este post. Era uma dúvida que tinha mesmo. Estou fazendo um treino com o objetivo de hipertrofia. Mas tenho uma barriguinha que me incomoda e culotes (quero eliminá-los) Mantenho um aeróbico (hj faço 10 min antes e 10 min depois). Qual seria a regularidade? Vale ressaltar que só tenho como malhar de manhã bem cedo (por volta das 6h). Muito obrigada!

  23. Vanessa diz

    Oi queridos, primeiramente parabens pelo blog!! Tenho uma duvida, a respeito do aerobico. A caminhada é tão eficaz quanto a corrida? Pois trinquei o pé há algum tempo e nao posso forca-lo mais. Meu objetivo é a perda de gordura, acham q AEJ ajudaria, ja que nao posso fazer aerobicos intensos? Agradeço desde ja! Beijos

    • Rodrigo Purchio diz

      AEJ ajuda. Foco principal do aeróbico é aumentar a frequencia cardíaca. Se a caminhada conseguir ser suficientemente intensa e elevar sua frequência, sem problemas.

    • diz

      Oi Vanessa,
      Não sou fã do AEJ, principalmente pra quem não conheço e não acompanho de perto então não te recomendaria.
      Tenta uma bicicleta ou transport, não tem impacto e portanto seu pé não sofreria tanto.
      Falaremos do AEj em um próximo post.
      Abraço e bons treinos

  24. vinicius diz

    Gostaria de parabenizá-los, pois é muito difícil acharmos indivíduos dispostos a ajudarem, na maioria dos blogs – 99%- os artigos são postados e as perguntas não são respondidas. Continuem assim que o sucesso e os objetivos que almejam serão alcançados rapidamente.

  25. Cecilia diz

    Oi Leonardo, por orientação da minha prof da body tech estou fazendo seg, qua e sex musculação pesada, dessas que sao pra valer, suam mesmo – antecipados por 15 minutos de aerobio intermediario. E ter e qui aerobio mais pesado – como
    Spinning – sem musculação. Sou super não atleta e só quero colocar as coisas no lugar: dar uma emagrecida, deixar os musculos em dia… É uma boa, né?!

  26. Luiza diz

    E quais seriam os melhores “alimentos” – ou bebidas – para repor o que é perdido na musculação? Whey associado a carboidrato (frutas, por exemplo a banana) são uma boa escolha?
    Obrigada :))

  27. Dani São Pedro diz

    Oi! Fiz avaliação na academia e descobri que tenho 18% de gordura corporal, o que é considerado normal. No entanto, ainda me considero gordinha… Eu corro 6x/semana, faço musculação 4x/semana e aula de localizada 2x/semana. Faço aerobico todos os dias (exceto domingo que é o dia de descanso) e não consigo melhorar o aspecto da minha barriga!! Tem uma capinha de gordura que não some de modo algum! O que eu estou fazendo de errado?

    • Rodrigo Purchio diz

      Dani, a gordura abdominal é a mais difícil e a última a desaparecer. O ideal é se consultar com profissionais para reavaliar todo seu programa de exercícios. Mas o principal é seguir uma dieta balanceada. Podemos dizer que ela é responsável por 70% dos seus resultados.

    • diz

      Oi Dani,
      Poxa ta focada einh! Vamos lá, me parece que voce está fazendo coisa demais…
      Essa capinha abdominal é realmente a mais complicada, que tal aumentar a intensidade em alguns dias e colocar mais um dia de descanso durante a semana? 4 dias de musculação e 6 de aeróbio, voce teria, por exemplo uma quarta e um sabado para descansar da musculação.
      o que achas?
      Abraço e bons treinos

  28. Leilane diz

    Ajudou bastante essas informações, mas eu gostaria de tirar uma dúvida: Quem quer hipertrofiar pode malhar odos os dias? E qd não dispõe de tempo para fazer o aeróbio e a musculação em sessões separadas, pode fazer aeróbio no dia de treino de membros inferiores?

    • Rodrigo Purchio diz

      Pode sim. Eu faço isso as vezes, e treino todos os dias. Mas veja bem: é como meu corpo funciona, isso pode funcionar diferente para você. O ideal é buscar um equilíbrio e entender como o seu corpo responde aos estímulos. E sempre com acompanhamento profissional.

  29. larissa diz

    Olá, tenho 1,79 de altura e peso 69kg mas tenho 30% de gordura corporal. O instrutor que fez a minha avaliação física disse que sou uma falsa magra. Seria mais recomendado focar no trabalho aeróbio para perder gordura e depois tentar ganhar massa magra, ou o contrário, começar por um trabalho de ganho de massa magra treinando musculação mais forte e depois que conseguir esse objetivo, perder gordura? Queria saber em qual desses exercícios o resultado é mais aparente

  30. Sidmar Theodoro diz

    Eu entendi que o ideal é tentar separar os dois. Mas, e quem REALMENTE (não é desculpa) não tem tempo suficiente para ir duas vezes à academia por dia? Posso, SEM PROBLEMAS, fazer o aeróbico pós-treino? Se puder, quanto tempo? Correndo, caminhando?
    O meu pré-treino é Maltodextrina com Whey Protein. Ainda posso praticar aeróbico pós-treinamento?
    Obrigado. Abraços

      • Sidmar Theodoro diz

        Mas eu posso fazer aeróbico pós-treino sem perder minha massa muscular mesmo meu pré-treino sendo Whey Protein e Maltodextrina? Correndo ou caminhando?

  31. Luiza Callafange diz

    Realmente fico com dúvida em relação a essa questão, pois particularmente eu prefiro muito mais aeróbico. A instrutora da academia havia montado uma série pra mim de musculação 3x semana e diminuiu meu aeróbico, fiquei frustrada e remontei minha série sozinha, passando a correr de segunda a sábado e dividindo as séries da musculação, 1 hora de corrida antes de malhar braço e 40 minutos antes de malhar perna.
    No máximo 4x musculação e aeróbico sempre. Eu estou sentindo resultado sim, tanto na questão de perca de gordura quanto ganho de massa magra. Faço suplementação com whey protein pós treino e tenho uma RA de 3 em 3 horas baseada em alimentos saudáveis e próprios para intolerantes à lactose.
    Eu queria a opinião de vocês, pois há muitas controvérsias sobre as minhas atividades aeróbicas intensas, que são prazerosas pra mim mas também não podem ser prejudiciais para a minha saúde e meus objetivos antagônicos de diminuir o percentual de gordura e aumentar a massa magra. É prejudicial para meus objetivos essa atividade aeróbica moderada/intensa antes?

  32. Karina B. diz

    Bem,sempre fiz meu aeróbio depois da musculação,mas porque lia que assim manteria o corpo melhor e pra perder gordura tb seria melhor…enfim, só sei que prefiro fazer a corrida depois ,pois me sinto mais disposta.

  33. daniela gomes diz

    Apos a musculação, faço 40 mints de aerobica! E depois tomo o whey… Esta errado? Eu teria que tomar o whey logo apos a musculação? E após tomar o whey, posso fazer a aerobica?

  34. Andrea diz

    Olá amei o post! Duvida: Eu treino braço e perna em dias alternados e sempre faço 15 minutos de esteira antes da musculação. Meu treinos ainda não são tão pesados (45 minutos mais ou menos ) seria o caso de intercalar com a corrida tb? Tipo um dia braço, um perna e um corrida? Ou faço meia hora de corrida após? Eu quero perder um pouco de gordura mas a prioridade definir.. Amei o site, vou seguir com certeza! Obg

  35. Bia diz

    Leo, adorei o post!!! Realmente eh um detalhe q faz toda a diferença!! Agora consegui entender!! Bjs!

  36. Didi Cunha diz

    Olá! Adoro o site de vcs! Bom, eu tenho como objetivo a hipertrofia. Estou seguindo uma dieta da minha nutri e treino musculação 3 x na semana e 2 x (dias separados) faço uma corrida de uns 4km. Tá certo? São poucos dias para musculação?

  37. Gislayne diz

    ola, primeiramente gostaria de parabeniza-los o blog de vcs é excelente, virei fan mesmo, e o mais legal e a atenção que vcs dao pros seus seguidores, não é a toa que estao fazendo muito sucesso. Bom vamos la, meu objetivo é ganhar massa magra, so que so tenho tempo pra malhar a noite, nao tenho como ir de manha fazer aerobico e depois a noite fazer musculaçao. Antes de malhar a noite eu como frango e batata doce, e bcaa, e quando eu volto tomo whey, com dextrose, glutamina e bcaa. Eu ganhei bastante massa magra, so que ganhei um pouco de barriga tb, gostaria de saber como faço pra acrescenter o aerobico no meu treino sem prejudicar o ganho da massa magra, se logo apos a musculação eu tomo o suplemento e depois posso fazer o aerobico?

  38. Gislayne diz

    Continação…
    Ou vcs achariam melhor eu deixar de fazer musculaçao uns dois dias da semana e me dedicar somente no aerobico?

  39. diz

    Eu AMO esse blog, gente! É muito difícil saber exatamente o que fazer, né! Adorei o post. Mas queria uma ajuda da Julia. Eu não tenho como dividir meu aeróbico da musculação =/. Meu treino começa às 6h todo dia. Faço um aeróbico em jejum, como e depois faço meu treino de musculação. Tenho comido pré treinos típicos, como frango com batata doce, etc. Mas o problema é que não posso esperar 1h pra treinar depois da refeição. O que eu poderia comer de digestão mais rápida? Eu deveria abrir mão do aej e inverter a ordem do treino? Obrigada!

    • Rodrigo Purchio diz

      Respondendo pela Julia, o ideal seria um carbo de rápida (exatamente por essa questão da digestão) e para ter mais energia para o treino. EU inverteria a ordem. Treinaria primeiro e depois faria cardio. Até para não perder performance no treino de musculação.

      • diz

        Faltou um pedaço da resposta, Rodrigo, mas acho que entendi. Vou testar fazer o aej e comer um carbo de alto ig antes do treino de superiores (que não exige tanto de mim) e inverter a ordem no dia de treino de inferiores (fazendo o aeróbico depois). Melhora, né?! Obrigada pela atenção e pela rapidez na resposta :D

  40. La diz

    Meu objetivo é emagrecer, por isso estou fazendo 30 min de esteira com baixa intensidade, como aquecimento, depois aprox. 40 de musculação e mais 1 hora de esteira, e fazendo acompanhamento com mutricionista. É Exagero no aerobio ou conseguirei atingir meu objetivo?

  41. Jamily Passarelli diz

    Amo o trabalho de vocês, sério!
    Bom, eu vou a academia de segunda a sexta, porém só disponho de 1 hora por dia para malhar. Alterno um dia sim, um não, aeróbico e o treino de musculação. Meu objetivo é perder gordura corporal (meu índice hoje é de 25% – 1,56 e 60kgs – quero chegar aos 55kgs), minha alimentação está ok e tomo apenas Whey como suplemento alimentar, visto que sou gastroplastizada.
    Hoje faço aeróbico segunda e quarta e nos demais dias (terça, quinta e sexta) só musculação. Como deveria organizar meus treinos x aeróbicos?
    Obrigada!!

  42. Juliana Calderoni diz

    Olá léo, adorei o post e tenho uma duvida.

    Treino musculação 5 dias na semana, alternando um dia membros superiores e no outro dia inferiores. Acontece que como estou chegando bastante cedo na academia antes de ir ao trabalho, acaba sobrando uma meia-horinha que acabo fazendo esteira….
    Estou com 1,63 e 61 kg…. já faço RA há mais de um ano, gostaria apenas de perder gordura no abdomen. Acha que se continuar assim meu objetivo de ganhar massa magra, obter um corpo mais definido vou demorar para ter os resultados obtidos? Posso fazer só a musculação durante a semana e deixar o sábado e domingo para correr um pouquinho na esteira como fazia antes? Obrigada!

  43. Jéssika Sousa diz

    Oi gente! Acabo de descobrir isso aqui e já estou amando! Parabéns!
    Comecei a treinar sexta-feira depois de 2 anos parada… tenho 55 kg e 1,65cm… magra mas com aquela barriguinha gordurenta que não me deixa em paz! Meu objetivo é aumentar a massa nas pernas e glúteos, mas perder a pança… Vocês acham que devo fazer como indicado no post e alternar os dias de treino em aerobio e musculação? Seria essa a forma mais eficaz?
    Um beijo! :)

  44. Julianna Navarro diz

    Olá!
    O meu objetivo é o ganho de massa magra. E, como muitos, não disponho de tempo para separar musculação e aeróbio. Sei que então teria de fazer primeiro a musculação e depois o aeróbio. Mas então surge a dúvida de o que comer ou beber entre os exercícios para repor a energia perdida na musculação. Eu gostaria de saber se tem alguma alternativa ou apenas o uso BCAA.

  45. Isa diz

    Ótimo post. Para quem gosta de aeróbio é uma luta, eu treinando para a meia-maratona + pilates apenas fiquei toda mole e aumentei meu %BF(tipo 30% para uma pessoa com aparência magra e “esportista”… fuéeeen). Coloquei musculação e melhorei a alimentação pré e pós (consegui reduzir para 25%), mas concluí que para ter corpo mais musculoso/definido, o jeito é focar em curtas distâncias ou corridas de trilhas etc: maior intensidade e menos tempo. Ao menos para o meu corpo parece ser missão impossível ganhar massa e fazer treinos longos de corrida… Acho que é assim para a maioria, né? Ao menos pelo físico de maratonistas vs. Bolt vemos isso rsrs!
    Uma sugestão de post: diferenças no pré e pós treino de aeróbio e anaeróbio ;)
    Bjs

  46. Alana diz

    Oi, vejo vocês sempre falando em focar no objetivo principal.. Eu estou em treino e dieta para ganho de massa, mas senti que ganhei gordura também. Não sei se é pela quantidade que estou comendo (que é muito), estou me sentindo muito inchada e minha barriga parece crescer cada vez mais :( normalmente só faço aeróbico como aquecimento, 5 minutos de esteira antes da musculação. No momento, meu objetivo é ganhar massa e hipertrofiar, mas não queria ganhar barriga também kkkkk o que posso fazer para mudar essa situação ? Aumento o cardio, e se sim, faço antes ou depois? Não quero comprometer meu ganho de massa com aeróbico, o que me indicam? Obrigada.

    • diz

      Alana, é fundamental que o seu treino e dieta estejam alinhados. Se o seu objetivo é ganhar massa, você deve focar no treino de força e a sua dieta deve ser rica em proteina, carboidrato e gordura, distribuídos corretamente em todas as suas refeições. Se a sua dieta foi montada por um nutricionista e é adequada para você e seus objetivos, provavelmente você tem que rever o seu treino. Se começar a priorizar o aeróbio, vai dificultar o ganho de massa magra. E é valido lembrar que é muito, mas muuuuito difícil ganhar massa magra sem ganhar um pouco (não muita) gordura também. Por isso que depois de uma dieta para ganho de massa, vem uma para “secar”. Beijos!

      • Alana diz

        é.. eu andei pesquisando mais sobre isso, e vi que é normal ganhar “barriga” (gordura) também na dieta de bulking ! É horrivel né, maaaaas… vou conviver com ela por mais um tempo … Não vejo a hora de secar ! Ta me dando nervoso já kkkk
        Muito obrigada pela atenção Roberta ;)

  47. livia diz

    Ola Leo e todos os que mantêm o site,

    primeiramente eu gostaria de parabenizar vocês por disponibilizar um site tão completo e por responderem tão atenciosamente aos comentários dos leitores… Vcs são 10!!!
    Bom, agora a minha dúvida rs…
    Eu tenho por objetivo o ganho de massa magra, meu percentual de gordura é baixo, e por isso apenas pedalo 10min antes do meu treino diario. O “problema” é que eu AMO fazer aulas de Jump, e as faço 2x por semana. Nesses dias, eu treino antes por aproximadamente 50min e depois faço mais 50min de aula. As aulas de Jump estão atrapalhando muito minha hipertrofia?
    Devo me alimentar entre o treino e a aula?
    Obrigada pela atenção!!

    • diz

      Oi Livia! Obrigada pelo carinho!
      O ideal é que você se alimente sim antes da aula. Não precisa ser uma refeição para não te atrapalhar depois, mas algo para repor aquilo que você perdeu no treino, e ajudar no ganho de massa magra.
      Beijos!

  48. Amanda diz

    Gostaria de saber se as aulas de pump e jump a noite, em dias alternados, e o treino de musculação de manhã, atrapalhariam no ganho de massa muscular. E, nesse caso, a suplementação seria ideal nos dois períodos? Ou posso fazê-la apenas no pós-treino a noite?

    • Rodrigo Purchio diz

      Essas aulas atrapalhariam dependendo de como está montada sua dieta. A suplementação é ideal nos dois períodos, mas se precisar escolher, depois da musculação seria melhor.

  49. Ariane diz

    Olá! Parabéns pelo Post, sempre tive dúvidas quanto à isso…
    Porém, não consegui me associar muito.
    Meu objetivo é emagrecer, estou fazendo uma dieta regrada, comendo de 3 em 3 horas, evitando ao máximo carboidratos e tudo mais. Faço academia 5x por semana, sempre fiz aeróbio antes da musculação, corro de 3,5 à 5 km, e meu treino é de circuito, faço dois aparelhos e volto a correr por 1 ou 2 min.
    Continuo assim ou passo o aeróbio pra depois do treino?
    Brigada!

    • Rodrigo Purchio diz

      Ariane, evitar carboidratos 100% do tempo não é o ideal para quem tem um plano de treinos puxado como o seu. O ideal é verificar com um nutricionista a questão da dieta e ter um profissional de Ed. Física periodizando seu treino para você não se acostumar com ele.

  50. Luiza diz

    Olá. Obrigada por nos ajudar!! Rsrs
    Tenho uma duvida.. So consigo correr antes de malhar (4 a 5km) por que depois que termino a malhacao estou muito fraca (acho que pode ser pelo fato de ter hipoglicemia). E na minha ultima avaliação constou que mantive meu percentual de gordura (22%) e perdi 1kg de massa magra..
    O que posso fazer ja que meu objetivo é perder % de gordura e ganhar massa com Definição? Fiquei decepcionada pq no resultado da avaliação obtive exatamente o contrario do que preciso.
    Pelo seu post, acho que seria melhor fazer um aerobico rapido nas 3x da semana que malho e nos outros dois dias fazer só aerobico?
    Bjs

    • Rodrigo Purchio diz

      Provavelmente você fica cansada após a musculação porque faz ela com o glicogênio já esgotado por causa da corrida. Tente inverter a ordem. Beijos. ;)

  51. sara diz

    ola, comecei a malhar a 2 semanas , sempre detestei academia, rsrs, sou skatista há 13 anos então nunca pensei que necessitaria da cademia um dia,mas com a chegada dos 30 anos, casamento e uma condromalacea no joelho direito, engordei quase 10 kg em 8 meses, fui ao medico , ela me passou uma dieta de 1.500 calorias para perder esses kilos a mais, comecei a malhar, mas não gosto de fazer a parte superior do corpo, tenho ombros largos , não gostaria de ficar forte! há algum problema nisto, no processo de não apenas emagrecer, mas reeducar minha alimentação. faço esteira e elíptico, meia hora e depois pernas, sera que chego ao meu objetivo? obrigado, o site de voceis é o melhor que vi até o momento, parabéns.

  52. Juliana diz

    Olá, estou fazendo um treino para hipertrofia, mas preciso correr 2.5km todos os dias pois estou treinando para um concurso. Como administrar meu treino de corrida com o de hipertrofiapara que não haja perda de massa muscular? O que tomar no entre treinos, já que não tenho disponibilidade de ir em dois horários pois aproveito a hora que meus filhos estão na escola para ir a academia.Meu treino de corrida dura em média 15″ e aqueço caminhando 5″

      • diz

        Oi Juliana, a melhor forma de administrar os dois tipos de treino sem que haja prejuízo em nenhum, e através da alimentação/suplementação! Ninguem melhor que um nutricionista esportivo para ajuda-la :) Beijos!

  53. Alessadra diz

    Olá, entrei na academia faz 2 meses, também tinha dúvidas a esse respeito, na verdade quero perder peso, mas o que realmente me incomoda é o abdomem,por que eu emagraço e não perco barriga, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar. Obrigada!

  54. Ângelis diz

    Primeiramente parabéns pelo blog, poucos são tão esclarecedores e acima de tudo RESPONSAVEIS! Minha pergunta é pro leo: malho de segunda a sábado ou terça a domingo. Meu objetivo é aumento de massa magra, mas ainda preciso perder gordurinhas. Fica legal fazer 1 hora de bike ou corrida de seg a sexta pela manhã e a tarde de seg a sexta musculação, e no sábado pela manhã musculação novamente. Eh pq meu treino eh A, B e C , sempre combinando membros superiores e inferiores, mas cada dia grupos musculares diferentes, só sei de inferior q um dia o carro chefe é quadricepes, outro posterior e outro glúteo. O detalhe do sábado eh pq no fds a academia só abre pela manhã! Desde já agradeço o carinho c nós leitores. Abraçis ao casal e a equipe toda de profissionais.

    • Rodrigo Purchio diz

      Olá, separar as sessões de cardio das de musculação é o caminho certo. Beijos :)

  55. Andressa diz

    Eu tenho uma dúvida. Para PERDER GORDURA o melhor é separar o cardio da musculação, ou nesse caso é indiferente?
    Agradeço desde já!
    E parabéns pelo blog! Acho sensacional a paciência e dedicação que vocês tem para tirar dúvidas e não apenas passar a informação, mas realmente informar! :*

  56. Ana claudia Momesso diz

    Oi,td bem? Em primeiro lugar quero parabeniza los pelo trabalho maravilhoso de vcs. Treino há muito tempo, musculação, tenho 1.68.e 60kg. Mas tenho muita flacidez e dificuldade p ganhar músculo, princ. Nos gluteos , treino tds dias, revezando, mas vcs acham eu deveria treinar quadricepes, posterior e gluteo no mesmo dia e descansar no outro? Quero enrijecer. Tenho 35 anos. Obrigada, ( é q opinião dos professores divergem muito)

    • Rodrigo Purchio diz

      Ana, infelizmente não há receita de bolo, por isso há uma certa divergência na opinião deles. O ideal é testar as duas formas por aprox. 2 semanas e ver qual a mais efetiva para você. Beijos.

  57. Natalia diz

    Então, sempre tive essa duvida! eu faço musculação e pilates em dias alternados, 3x na semana 1 e 3x na semana outro … Eu posso fazer o aerobico no dia que faço pilates? tipo, faço o pilates a tarde.. ai de manhã vou na academia só para fazer aerobico.. e no dia seguinte musculação normal?

  58. kiki diz

    Olá, tive bebê a seis meses e entrei na academia para perder peso pois tenho
    1,70 e estou pesando 81kg, estou com 40% de gordura preciso urgente perder peso, a um mês começei fazendo 40min. aerobico e depois 30min de musculaçao e uma dieta mas não sentir diferença na balança apenas 1kg e meio, ai parei com a musculaçao e estou fazendo somente 4m min. aerobico 5x por semana e Zumba 2x por semana será que estou no caminho certo para perder peso primeiro ou tenho que incluir a musculaçao novamente? obrigada!

  59. Izabelle diz

    Eu faço musculacao de dia e aerobico a noite. Em qual pos treino eu tomo o whey protein? E quando é melhor tomar o bcaa

    • Rodrigo Purchio diz

      Depende da sua dieta, objetivos, etc, isso só seu nutricionista pode te orientar melhor. ;)

  60. Mariana diz

    Muito legal o tema, porém fiquei um pouco na duvida. Eu venho de uma perda de peso de 8.5kg tenho 1.69m e atualmente com 58.5kG, preciso ainda perder gordura (para diminuir o %) e aumentar a massa magra. Faço musculação 4x por semana e muay thai 2x! Nos dias no muay thai faço a aula e logo depois vou para musculação esta certo? E nos outros dias faço aeróbio (esteira ou escada) no minino 20′ antes da musculação. Suplemento com whey e BCAA, será que assim consigo o resultado que quero? Que é perder gordura e ganhar massa magra? Obrigada

  61. fatima diz

    tenho bastante gordura localizada o que devo fazer aerobico ou musculaçao??

  62. marisa diz

    Oi bom dia ,meu nome e Marisa fasso musculação a 1 ano mais ainda nao consegui o meu objetivo que e de ter um corpo bonito ,tem 1 mês que comecei a fazer esteira pra ver se eu perco algumas gordurinha na barriga e nas pernas que ainda me incomoda ,so que tenho medo de perde a a definição da perna o que eu faço.Peso 62 k e tenho 1.63 de altura.
    Atenciosamente ;Marisa

    • diz

      Oi Marisa,
      Primeiramente lembre-se que resultados nao aparecem do dia para a noite, eles veem com o tempo, com muito suor e dedicaçao. E fundamental que a sua dieta seja adequada para voce, assim como o seu treino seja adequado para os seus objetivos. O ideal e sempre ter o acompanhamento de profissionais adequados para te ajudar! Beijos

  63. letícia diz

    Olá, parabéns pelo Blog. Sou bem magra, 1,60 e 46 kg meu objetivo é a hipertrofia e definição. A quantidade de treino por semana recomendada seria 4 ou 5x por semana ? E seria correto fazer musculação pela tarde e à noite aeróbico c/ abdominal? Faço uma dieta balanceada, mas me perco no treino.

    • Rodrigo Purchio diz

      Letícia, não há quantidade de treino correta recomendada ou horário para atividades. O correto é fazer a quantidade de treinos e a ordem que o seu corpo se adapte melhor. Você pode ir testando e mensurando os resultados de forma a chegar num schedule seja adequado às suas necessidades, rotinas e capacidades. ;)

  64. Marcelo diz

    Eu tenho uma dúvida! Eu faço o aeróbico todo dia de manhã depois da musculação. Eu tenho 1,90m e 124kg. Estou tentando o desafio de aumentar massa magra e emagrecer ao mesmo tempo. A minha dúvida é: quando tomar o Whey protein? Eu costumo tomar depois do aeróbico (lembrando que corro logo depois da musculação), mas tenho medo do meu corpo acabar usando a proteína como fonte de energia e não para reconstrução muscular.

    • Rodrigo Purchio diz

      Adicionar uma fonte de carboidrato junto com esse whey pode ser interessante. Verifique essa possibilidade junto com seu nutricionista!

  65. Sheila diz

    Faço musculação 3 vezes na semana e 20 minutos de aeróbico antes da musculação e o meu objetivo é hipertrofia e definição e gostaria de começar a correr,devo fazer o aeróbico depois da musculação ou antes,levando em consideração que o meu aeróbico é bem leve, e que em momento seria melhor ser praticado a corrida!?

  66. wanderson nobre diz

    Eu faço musculação pela manha e aeróbico a tarde atrapalha no ganho de massa magra ??

    • Rodrigo Purchio diz

      Quanto mais espaçadas as atividades forem, menos irá atrapalhar. ;)

  67. Cristiano diz

    Olá! Muito booom esse site. Parabéns!! Eu treino para emegrecer. Faço 40 minutos de aerobico (corrida, transport, etc) e 20min de musculação pesada no final. Está certo? Estou fazendo uma reeducação alimentar, mas não faço uso de nenhum suplemento antes ou depois do treino (meia banana antes e uma batida de maamao, maca, leite desnatado e linhaça depois). Está correto? Grande abraço e continuem, que está tudo ótimo!!

  68. Gabi diz

    Oi gente! Primeira vez entrando e conhecendo o site e ja super me identifiquei com varias materias! Sempre tive essa duvida, agora porem estou fazendo aulas de Kangoo JUmps 3 vezes por semana, e musculacao+esteira 2 vezes. Quero perder kilos, mais principalmente perder celulite! Tenho o grau mais avancado de celulite e pernas grossas, mas nao tenho muito barriga e barriga eu perco facil! Porem perna não.. Vcs acham que devo trocar as aulas de Kangoo por spinning para reduzir celulite e definir melhor as pernas? Estava com 64 kg, consegui chegar aos 61 com ajuda da dieta dukan+kangoo. Acham que seria uma troca melhor kangoo por spinning:?
    Obrigada desde ja!! Adoreii vcs ;*

  69. Joao diz

    Faco musculacao antes do aerobico, devo tomar o whey apos a musculacao ou apos o aerobico?

  70. Katiany diz

    Olá, comecei na academia esta semana e estou super focada no meu objetivo, que é emagrecer 10kg! Estou fazendo aeróbica (aulas de dança, step, esteira, bicicleta, etc) e alguns exercícios de musculação (2h no total). Devo fazer o aero antes? Bjos!

    • Rodrigo Purchio diz

      Se seu objetivo é emagrecer, seu treino deve ser montado de forma que a musculação não atrapalhe o desempenho no exercício aeróbico. ;)

  71. Carine diz

    Olá!
    Eu tenho 18 anos,1,60 de altura e 49,7kgs,cheguei a pesar,emagreci cerca de 16kgs.
    Treino de segunda a sabádo,faço 20min de eliptico,depois treino de força e depois 10min de twister,5min de abdominais,5 de bike,e mais 10 de eliptico. Como agora não quero emagrecer mais,e sim ganhar massa mas manter o peso,seria aconselhável eu intercalar os dias de treino de força com o aerobico?por exemplo:segunda,quarta e sexta fazer o aerobico e terça,quinta e sábado o treino de força.
    Espero que possam responder minha dúvida :)

    • Rodrigo Purchio diz

      Não necessariamente, Carine. Eu estava em fase de bulking (aumento de massa magra) e mesmo assim fazia aeróbico todo dia, mas em baixa intensidade e em horário diferente do treino de força, ou então em baixa intensidade após o treino.

      • Carine diz

        Então pra não prejudicar o aumento de massa,é melhor que o treino aeróbico seja feito depois do de força?tipo,poderia ser 15 min de elíptico?

  72. Alexandre diz

    Boa Tarde,

    fazer o treino para hipertrofia de no máximo 1 hora e logo após fazer no máximo 15 min de aeróbico.

    atrapalha hipertrofia?
    é bom para ganhar condicionamento?

    obrigado!

  73. Roberta diz

    Oi, pessoal.
    Meu objetivo é hipertrofia muscular, pois sou bem magra (1,68 cm e 51 kg).
    Pensei em fazer a) 45 min de musculação + 15 min de corrida ou elíptico, 4 vezes por semana, ou b) 30 min de musculação para tronco e membro superior + 30 min de aeróbico (2 dias) e musculação para membro inferior nos outros dois dias.

    O que vocês sugerem?

    Obrigada

  74. José Honorato Junior diz

    Boa Tarde! Tenho 45 anos, peso 98 kg, 1,86mts…..treino desde os 16 anos, só que faço um ano e passo outro fora….mas ha 30 dias voltei com força total…e gostaria de saber sobre o melhor treino…..tenho feito 30 min de esteira(caminho 5 min de forma moderada, corro 2-3 de forma itensa…ate o fim) e mais 40 min musculação….meu objetivo é perda de peso e ganho de massa magra….e energia, claro. Desde já, obrigado!

  75. daiana diz

    olá,võ fazer 5 meses agora dia 13/10/2013 que comecei na academia sério.Pesava 88,800 e hoje estou com 75,100,é o peso que queria.
    E faço assim: malho pela manhã fazendo varias repetçoes nas serias intercalando com corrida de 3 minutos na esteira.A noite quando ´dá(sempre na faixa de 3 vezes por semana)faço 1 aula de jump e 1 de spinning.
    Minhas pernas estõ ficando definidas,mais sinto que estou meia flacida na parte do bumbum e quadril(pois tinha os quadris enormes)o q devo fazer?

  76. Priscila Danielle diz

    Poxa agora ja tenho um direcionamento para poder chegar no meu objetivo.
    Primeiro vou treinar e depois vou correr na steira ;) .
    E continuar tomendo L-Carnitine,e Whey .
    Obrigado por tirar minha duvida .

  77. Zelma diz

    Olá, estou focada em perder gordura localizada na barriga e ganhar massa magra.Estou treinando seg, quart e sext perna e Terça e quint treino braço. Sempre faço 30 minutos de esteira caminhando rápido. Nas minhas dúvidas sempre ouço opiniões que se diferem. Por gentileza você poderia me ajudar?
    Desde já agradeço a atenção.

  78. Bruna diz

    Oie, estou muito encanada com a questão do aeróbico. Minha meta é ganhar massa, mas tenho que fazer aeróbico, pq se eu deixar de fazer ja sinto diferença na cintura, só que não quero que o aeróbico atrapalhe meu treino de musc. Meu nutricionista fez uma dieta, mas em vez de ganhar eu perdi! Não sei o que faço, socorro, me ajudem haha obrigada! Beijos. Obs: meu treino intercala a,b,c 6 vezes na semana

  79. Joao Felipe Maione diz

    Fiquei sabendo que 20min depois do treino é otimo para perder gordura. Minha duvida é se tomo o whey+banana depois do treino e somente depois faço os 20 min de aeróbico, ou treino força, corro 20min e ai que tomo whey. O que acha?

  80. andressacescon diz

    tipo, eu queria perder barriga, perder medidas de cintura, ganhar mta perna e bunda hauhauahua (é o sonho de qq mulher ne, mas claro q eu falo tudo na minha realidade) e deixar os musculos do braço e costas nao grandes mas definidos,…Você pode me indicar um treino?

  81. Erick Zamprono Siqueira diz

    Bom dia!
    Bom, faço exercícios aeróbicos todos os dias e também faço musculação. Porém quero saber se isso me ajuda de alguma forma, pois depois que comecei a malhar percebi que não emagreci mais, pelo contrário, até ganhei 4 Kg, mas acho que é de massa muscular. Queria uma ajuda com relação a isso. Posso fazer exercícios aeróbicos junto com musculação ou tenho que fazer apenas exercícios aeróbicos e deixar a musculação de lado? Pois não queria ficar muito flácido depois que emagrecer! Obrigado pela atenção!

    • Rodrigo Purchio diz

      Você deve fazer os dois! Temos vários artigos que mostram como eles se complementam! ;)

  82. Carlos Gomes diz

    Olá excelente artigo. Parabéns !!! Alterno diariamente musculação e aeróbio. 30 min de aeróbio / musculação / 15min aeróbio / musculação/30 min aeróbio. O objetivo inicial é a perda de peso, o que você acha ? alguma sugestão. Vou a academia 04 a 05 vezes na semana.

  83. diz

    tipo, eu queria perder barriga, perder medidas de cintura, ganhar mta perna e bunda hauhauahua (é o sonho de qq mulher ne, mas claro q eu falo tudo na minha realidade) e deixar os musculos do braço e costas nao grandes mas definidos,…Você pode me indicar um treino?

  84. Sabrina diz

    Oi, tudo bem? Eu ia fazer a mesma pergunta que a Camila fez aí em cima….eu quero ganhar massa, mas faço caminhada e corro um pouco também, dá uns 30 minutos todo dia de manhã, e depois faço meu treino em casa mesmo de uns 30 minutos também, e não estou conseguindo ganhar massa. Eu ia te perguntar se eu treinar tipo segunda, quarta e sexta e fazer o aeróbico na terça e quinta se vai ajudar a ganhar massa? Já que vai estar intercalado os dias…. ??? Comprei proteína também para tomar, eu tomo depois do treino ou antes? Tem mais alguma coisa para tomar ou comer? Posso fazer a vitamina com a banana, aveia e leite, ou um omelete, mesmo tomando a proteína isolada? Aguardo sua resposta…..E, obrigada! :-)

  85. diz

    Tenho uma dúvida.Eu faço academia há 10 meses e na metade desse tempo consegui emagrecer 16,5kg.Agora busco hipertrofia,minha dúvida é,se eu deixar de fazer aeróbico posso engordar novamente?pq meu objetivo agora é pegar pesado na musculação,minha alimentação é regrada e tal mas como ex-gordinha tenho esse medo.Costumo fazer meia hora de transport todos os dias após a musculação.Meu instrutor pediu para eu reduzir para 10 ou 5 minutos só.Gostaria da sua opinião.Obrigada!

  86. Carlos Bortoleti diz

    Olá, ando acompanhando os posts de vocês e acho muito interessante. Eu ja treino há mais ou menos uns 6 anos e há alguns meses comecei a treinar na hora do almoço, das 12:00 a 13:00 em decorrência de algumas mudanças nos meus horários e há 1 mês atrás comecei a praticar o AEJ 3x por semana das 5:30 às 6, com o objetivo de dar uma secada mas sem perder a hipertrofia. O que vocês me dizem sobre essa separação entre os dois treinos? esse tempo de intervalo está tranquilo ou é pouco? Obrigado

  87. Flavio Restier diz

    Olá, parabéns pelos excelentes post’s!
    Estou treinando musculação e dentro do treino faço 3 ou 4 tiros de 5 minutos (3′ correndo forte e 2′ recuperando).
    Li um artigo no site do Charles Polinquin onde na teoria aeróbios de alta intensidade fracionados ajudam na perda de gordura.
    Meu objetivo é reduzir % de gordura porem não quero perder massa magra.
    Este tipo de treino é recomendável? Alguma crítica ou sugestão?
    Valeu!

    • Rodrigo Purchio diz

      Flávio, você provavelmente está falando do HIIT. Para ler o post que falamos sobre esse método de treino, clique aqui.

  88. Angelo diz

    Bom dia, deixo aqui meu agradecimento pelo tanto de informações úteis que achei em seu site, está de parabéns. Vou seguir o conselho de separar o aeróbio da musculação, pois me sinto mais disposto para correr logo cedo e com mais força na parte da tarde/noite para trabalhar os músculos. Minha meta ainda é perder gordura e tenho duas dúvidas:

    1ª – Independente de fazer o aeróbio de manhã, é necessário fazer um aquecimento na esteira antes da musculação a noite? Se sim, tem um tempo médio para isso?

    2ª – Quanto ao alongamento, é necessário fazer antes de ambas as atividades? Não conheço muito de academia, musculação, sou leigo ainda.

    Obrigado pela atenção!

    • Rodrigo Purchio diz

      Olá Angelo, obrigado.

      Sobre o aquecimento na esteira antes da musculação, ele funciona de forma diferente do aeróbio para perder gordura: seu principal objetivo é aquecer os músculos e ativar o fluxo sanguíneo neles a fim de evitar lesões. Você pode fazer o aquecimento dessa forma ou fazer um aquecimento local com pouca carga e muitas repetições do grupamento a ser trabalhado.

      Em relação ao alongamento, clique aqui e veja o post que falamos sobre isso.

  89. diz

    Gente eu li o post e vários comentários , meu primeiro objetivo é perder gordura e depois hipertrofia. Então é melhor musculação antes é aeróbio depois !? Tem jeito de de conseguir perder gordura e ganhar massa magra junto fazendo isso ( musculação antes é aeróbio depois ) ou é melhor focar num objetivo e depois iniciar o outro ? E adoreiiiiiiiii o blog o mais completo que ja vi ate hoje !!!!

  90. JANAYNA L S MOREIRA diz

    olá!! meu objetivo perder gordura, ganhar massa magra e definir!! Dúvida é melhor fazer aeróbico e musculação em dias alternados pra um não atrapalhar o outro??

  91. kátia massola diz

    Oi tenho algumas dúvidas treino de segunda a sexta a sexta noite faço 25 minutos de aeróbica e depois faço40 minutos de musculacao mais 10 minutos de musculacao alongamento mais meu objetivo e ter um consórcio corpo bem definido será que vou conseguir já faço acompanhamento com nutricionista e tomo suplemento alimentar me ajude

  92. Lenne diz

    Amei este artigo pois, estava treinandopela manhãe fazendo aeróbico a noite e estava com medo de estar sobrecarregando e não conseguir hipertrofiar!

  93. Rodrigo Alves diz

    Eu faço 1h de jump 2x por semana e em seguida vou malhar pernas. Estou fazendo errado?!!!

  94. Flaviano diz

    Boa noite Professor,me oriente por favor,tenho 38 anos,estou com 93 kg e tenho 1,73,comecei a treinar faz 1 mês e ainda não percebi nenhuma diferença,faço 20 min de esteira quando chego a academia e aproximadamente 45 min. de treino entre inferiores e superiores e mais 10 min de esteira na saída,continuo com a barriga grande e não ganhei massa……faço esta rotina 3 x por semana……o que vce acha????

  95. Mariá Silva Réus diz

    Oi gente! Tenho 1,60 de altura e peso 54kg…
    Meu objetivo é perder barriga (tem umas gordurinhas laterais que não desaparecem de jeito nenhum), mas ao mesmo tempo quero ganhar massa magra (engrossar as pernas, que parecem estar cada vez mais finas) e ganhar bumbum.
    Minha vida é uma correria, não tenho todos os dias da semana livre para me dedicar aos exercícios físicos, mas consigo tirar quatro dias semanais para fazer os exercícios. Atualmente faço 2 vezes por semana à noite o muay thai (com uma hora e meio cada treino) e 2 vezes por semana de manhã a musculação (1 hora cada treino).
    Desde que comecei muay thai percebi que perdi barriga (que não é grande, mas tem umas gorduras que incomodam), mas percebi também que minha perna afinou e meu bumbum diminuiu.
    Andei pensando em parar o muay thai por um tempo e me focar durante 4 manhãs na musculação e arranjar um tempo para fazer aeróbio (corrida, de repente) mais 2 vezes na semana à noite.
    O que acham que devo fazer? Lembrando que o objetivo é perder barriga, ganhar perna e ganhar bumbum.

    • Rodrigo Purchio diz

      Mariá, cada corpo responde de uma forma, mas a musculação é uma ótima forma de aumentar a massa muscular.

  96. Cristiane diz

    Boa tarde,gostaria de saber se posso estar realizando o jamp 1 dia após ter treinado pernas.
    Obrigada.

  97. Gabi diz

    Adorei. Tudo que precisava fazer rs bom tenho 23 anos, 1,64cm e 65kg. Entrei na acad agora mais vinha caminhando cerca de 7km em 1:10h.
    Eu li uma blogueira falando que ela queria emagrecer e começou fazendo corrida sem musculação e ela disse que emagreceu mais tbm perdeu bunda, perna, tudo, e recomendou q fizesse aerobio junto com musculação, foi quando Hoje entrei na acad.
    Meu objetivo atual é perder medidas na rgiao abdominal e braço. Devo entao fazer musculação moderada e apos isso fazer aerobico?
    Tbm pensei em fazer de manha 1hr de esteira e a noite musculação leve + aerobico, seria bom? Obrigada e adorei o blog :)

  98. Monique diz

    Faço 15 minutos de bike antes da musculação e depois da musculação 15 minutos de esteira 4x por semana meu treino está correto ?

  99. Luan diz

    Parceiro, estou afim de fazer aeróbicos, mas não sei um bom horário, pois estudo de manha e trabalho a tarde, poderia fazer musculação logo apos a saída do serviço e mas a noite aeróbicos?

    • Rodrigo Purchio diz

      A princípio, sim. Depende também de como é sua alimentação ao decorrer do dia.

  100. Andre Tijuca diz

    Boa tarde casal(Rodrigo e Beta),
    Estou em busca de definição, mas acredito que esteja fazendo algo errado….pratico, musculação, spinning e faço maratona 10k…4 por ano.
    Não estou vendo resultado em meu corpo(como definição), emagreci sim, tenho muita disposicão, mas a tal dá definição….é difícil hein….rsrs…Alguma ajuda ?….Agradeço à vocês pela paciência, continuem nessa luta, vocês ajudam muitas pessoas !!!

    • Rodrigo Purchio diz

      Andre, mais do que a atividade física, a dieta é o mais importante. Para ter definição, dois fatores são essenciais: massa muscular e baixo percentual de gordura. A massa muscular é garantida pela musculação, e o baixo percentual de gordura vem principalmente da dieta. Tente ajustar essa questão e veja se sua meta se aproxima. Abraços. ;)

  101. Marília diz

    Olá.. No meu caso desejo emagrecer. Tenho um corpo largo e forte pois treino a anos, mas gostaria de secar tudo e ficar bem fina, magrela mesmo. Estou fazendo so aerobico mas ainda sim preciso fazer musculação? Se sim qual o melhor treino pra mim?

    Abc

    • diz

      Marília, a musculação é necessária para a manutenção dos músculos. Veja com o professor de ed. física da sua academia qual treino você se adapta melhor no período de restrição calórica. ;)

  102. Siqueira diz

    Eu posso fazer a minha divisão de exercícios e aeróbica dessa seguinte forma?

    musculação x aeróbica x musculação
    4 exercícios x 20min x 3 exercícios

    • Rodrigo Purchio diz

      Pode. Essa é uma forma de periodização bem interessante. Mas lembre-se de variar sempre.

  103. Claudia diz

    Olá. Me matriculei na academia a pouco tempo, na verdade voltei depois da interrupção da gestação, hoje minha ficha esta com 10 meses. Tenho 1,62 e estou pesando 66kg, quero voltar para os meus 58kg. Qual é a melhor maneira, aeróbico intenso e musculação leve? Existe algum suplemento que possa me ajudar a secar? bj e parabéns pelo site.
    Adoro!

    • Rodrigo Purchio diz

      Claudia, a melhor maneira é ter uma dieta balanceada. A partir daí já é 80% do caminho andado. Depois é adequar as atividades ao que te faz bem. Aeróbico ajuda a emagrecer, mas a musculação também, visto que atividades de força geram uma atividade hormonal 100% propícia para queima de gordura. ;)

  104. diz

    Eu engravidei com 17 anos e mesmo depois disso continuei pesando 49 kilos, Hoje com 23 anos 1,63 estou pesando 64 kilos, engordei isso questao de 1 ano atras. Agora estou indo regularmente na academia, 5x por semana, nao me acho gorda, so a barriga que esta incomodando um pouco, eu faço 50 minutos de esteira todos os dias, e logo apos faço musculaçao, eu quero simplesmente perder gordura da barriga, e ficar com as pernas definidas… minha duvida e se estou fazendo certo, ou se tem algum problema eu fazer esteira antes da musculaçao?

    • Rodrigo Purchio diz

      Carolina, não existe certo ou errado. O ideal é buscar a forma que seu corpo responde melhor. Para mim, Rodrigo, a fórmula ideal é musculação pesada seguido de aeróbico leve. :)

  105. tamires diz

    oii,tive gemeas vou começar a malhar e fazer o aerobico,junto com uma dieta posso perde quantos quilos?Obrigada!

  106. aguilene araujo diz

    Olá,tudo bem? amo o site de vcs,dicas maravilhosas.
    Tenho uma dúvida,me ajudem? Faço musculação 5 a 6x na semana com o objetivo de hipertrofia na parte da manhã, e faço Jump 2x na semana na parte da noite, vcs acham q o jump irá atrapalhar no ganho de massa? sigo uma dieta certinha e suplemento. Bjs.

  107. samara diz

    A minha duvida e que estou malhando a uma semana e do com muita dor nos musculos da perna e treme quado eu levanto.oque pode ser isso..

    E oq comer pq eu almoço 14:00 horas e durmo ate 16:30 pq acordo 3hoorae sepois da janta nao como nada mais vcs poderiae ajudar em q comer e a ora certa.?

  108. Heloisa Oliveira diz

    Eu tenho 32 anos e fiquei uns 10 anos sem nenhuma prática de exercício(sedentária), mas antes disso sempre fiz muitas atividades físicas, hj depois de 2 filhos alguns vícios e kg a mais voltei com gás total, meu treino é 50 mint. de esteira, musculação e localizada, pouca carga em 3 séries. sérá que meu treino é válido? minha intensão é perder gordura localizada no abdômen e depois definir!!!

    • Rodrigo Purchio diz

      Heloisa, qualquer treino é melhor do que treino nenhum, pense assim. ;)
      Você precisa agora conhecer seu corpo e ver qual tipo de atividade você se adapta melhor.

      Sobre a queima de gordura, a ciência ainda não desvendou um método de queima localizada de gordura, você perde ela no corpo inteiro. :)

      Qualquer dúvida estamos aqui.

  109. talita cruz diz

    Olá, comecei a academia há 2 semanas e inicialmente meu foco é emagrecer… por isso o professor me passou 1 hora de caminhada durante 15 dias, e disse que depois seria bom começar a musculação, mas pra ser bem sincera, não estou interessada na musculação, me parece ser tão chato e intediante…rs mas sou obrigada a fazer, caso não faça irei ficar flácida??

    • Rodrigo Purchio diz

      Sim. O que trás tônus muscular é a musculação. Além de auxiliar bastante na queima de gordura por causa dos estímulos hormonais.

  110. Carol diz

    Oii, minha dúvida é se posso treinar pernas hoje, e amanha correr, porque ja li em vários lugares que precisa de descanso absoluto das pernas no dia seguinte, ou se posso correr no dia de treinar perna sendo que horario diferente? Obrigada

    • Rodrigo Purchio diz

      Eu treino perna em dias alternados e faço cardio todo dia, por exemplo. Descansar os grupamentos sempre é ideal, mas se a sua recuperação muscular for boa, não há problemas.

  111. Fábio Arruda diz

    Oi, tenho 25 anos, 1,70 altura, 64 peso, venho de um processo de emagrecimento onde pesava 84 kg a 11 meses atras. Antes da musculação como uma banana, e vou para o treino, onde minha musculação é de no maximo 40 minutos, e depois aerobico, que mando 15 minutos na velocidade 10 da esteira. Meu objetivo é ganho de massa, e perca de gordura abdominal. Gostaria de saber o que acha desse treino, e em dias de treino de perna não faço o aerobico. Treino de Seg a Sexta. Obrigado, e meus sinceros parabens pelo seu trabalho.

    • Rodrigo Purchio diz

      Obrigado Fábio. Numa análise rápida seu treino está ok. Mas sempre tenha orientação de um personal e um nutricionista. Abraços.

  112. Maria Helena diz

    Oi gente, boa tarde!
    Parabéns pela matéria!

    Venho sempre aqui no site buscando esclarecer umas dúvidas e fico muito satisfeita não só com os assuntos, mas com a forma tão didática que eles são trazidos à nós!

    Infelizmente na minha academia não tenho aquele “suporte” que gostaria para a excelência do meu treino e não tenho condições de contratar um personal ou trocar de academia. Então eu tento me instruir em fontes de orientação confiáveis, como o Frango com Batata Doce!

    Venho de um processo de emagrecimento desde o mês de Fev/2013 e já eliminei 15kg, fazendo apenas treinos aeróbicos, 5x a 6x por semana. Estou na reta final, faltando 4kg para minha “meta” de emagrecimento e minha nutricionista orientou a começar a fazer a musculação. Minha intenção era continuar com o cardio todos os dias, mas mão me senti em condições de fazer dois treinos ao dia (musc + cardio) em horário diferentes, visto que tenho uma rotina de trabalho e cuidado com filhos muito intensa.

    Vou à academia pela manhã, mas à noite chego em casa muito exausta e não acho que seja produtivo fazer o cardio desta maneira, estou pensando errado? Dessa forma estou fazendo de acordo com a sugestão da matéria, faço o cardio nos dias em que treino membros superiores, pois me sinto com mais disposição já que as pernas estão descansadas. E como a maioria das mulheres (risos), pego pesado no treino de pernas, mas nesse dia não faço o cardio, ou faço no máximo 20min. Mas aos finais de semana sempre faço o AEJ.

    Minha preocupação é se essa mudança de treino pode desacelerar o meu processo de emagrecimento, já que não faço mais o cardio 6x na semana, apenas 4x e nos outros dias estou focando na musculação, para começar o ganho de massa magra.

    Obrigada pelo apoio de sempre!

    Abs,
    Maria Helena

    • diz

      Maria Helena! Primeiro obrigado pelos elogios e tenha a certeza que os assuntos e a forma como eles são tratados tem o foco em vocês leitores!
      Seu planejamento esta muito bom! Esses 4kg finais realmente demoram bastante e não culpe a musculação por demorar eles simplesmente demoram pois você já esta nesse processo de emagrecimento a algum tempo e nesse ponto seu corpo precisa de mais e seu tempo e rotina não te permitem… Mas seu planejamento esta muito bom! Parabéns!!!

  113. Bruna diz

    olá! Treino musculação 3 vezes na semana seguidos de 20 minutos de cardio e dois dias na semana faço somente 40 minutos de cardio. Sempre na hora do almoço, pois saio da faculdade e vou treinar. Depois de ler essa postagem, será que não seria melhor Fazer o treino de musculação no horário de sempre (dividido nos 5 dias da semana) e a noite fazer os 40, 50 minutos de cardio?
    Pelo o q entendi o melhor é espaçar bem os dois né? Assim consigo anabolizar e baixar o percentual do gordura corporal de maneira mais efetiva?
    Obrigada

  114. Jéfferson diz

    Olá!Meu objetivo é hipertrofiar… treino 1h (hipertrofia), porém só posso ir de bicicleta para casa, e da academia até minha casa são uns 6 minutos de bicicleta. Isso prejudica muito meu objetivo ou não?

  115. Tamiris diz

    Faço power pump de segunda quarta e sexta , power jump de terça e quinta será que ele atrapalha na definição muscular?

    • Rodrigo Purchio diz

      Tamiris, na definição não, já que é um exercício aeróbico e contribui para a diminuição do % de gordura, o que aumenta a definição. Já se você busca um aumento de massa magra, ele pode influenciar dependendo da sua alimentação.

  116. Taiane Bianchini diz

    Olá! em primeiro lugar amei o post. Mas a minha dúvida é a seguinte: “É correto fazer aeróbico todos os dias?” Porque o meu treino é de hipertrofia, visando aumentar a massa muscular dos quadríceps, posterior e glúteo, e definir os membros superiores. E eu fazia aeróbico antes dos treinos todos os dias, e apesar de um treino intenso e uma alimentação rigorosa não notei muito ganho de massa muscular, ganhei uma definição incrível, mas não cresceu tanto conforme o esperado. Foi aí que comecei a achar que essa falta de ganho era por causa das atividades aeróbicas diárias. Porque fazendo esteira, bicicleta ou elíptico tenho medo de sobrecarregar os músculos dos membros inferiores e acabar obtendo o resultado contrário do desejado. Mas ao mesmo tempo quero secar a minha barriga. Como devo realizar os exercícios aeróbicos?

    • diz

      Oi Taiane, o aeróbio poderá concorrer com a musculação sim, porém tenho que saber quanto tempo fazia é a intensidade. Sem esses dados fica quase impossível responder. De antemão posso te dizer, nos dias das musculaturas que queres melhorar apenas use o cardio como aquecimento e foco no treino! Bjs

      • Taiane Bianchini diz

        Então, ante de malhar eu faço aeróbico no elíptico de 15 a 20 minutos bem intenso (o máximo que eu aguento), todos os dias. Daí, pra não ficar muito na rotina, em um desses dias eu corro na esteira, só pra variar. Porque, na verdade, penso que estou sobrecarregando o músculo. Eu malho quadríceps num dia no outro faço aeróbico, daí eu sinto um certo esforço muscular nessa região.
        Desde já super obrigada Leonardo! :)

        • diz

          Taiane, o aeróbio que você esta fazendo é mais que um aquecimento, nos dias que fizer quadriceps tenta fazer algo mais leve no próprio transport e no outro dia coloca algo mais pesado ou a corrida!

  117. Fernanda diz

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Eu fiz uma cirurgia e tenho q ficar sem fazer musculação por quase um mes. O que fazer para tentar diminuir a perda de massa muscular nesse tempo?Obrigada!!

      • Fernanda diz

        em quanto tempo sem treinar eu perco a massa muscular? pq vou continuar fazendo exercícios, eu só nao posso fazer carga.

  118. Fernando diz

    Olá, tudo bem? Primeiramente gostei muito da matéria mas estou com uma duvida, fiquei uns 4 anos sem malhar e tive uma série de problemas pessoais que me levaram a engordar e muito diga-se de passagem, voltei a treinar isso tem 1 mes, como meu objetivo e a perca de peso faço musculação e logo em seguida muay thai, e meu professor me falou que é bom tomar dextrose durante o treino de muay thai, gostaria de saber se isso procede mesmo ou o que posso tomar para dar mais energia e não fadigar tanto os musculos. Desde já agradeço

    • Rodrigo Purchio diz

      A Dextrose é um carboidrato, e carboidratos realmente são a gasolina do músculo. Mas você pode buscar carboidratos de melhor qualidade, como o waxymaize. :)

      • Fernando diz

        Valeu a dica Rodrigo, já comecei a tomar a waxymaize e da um gás fera de um treino para o outro, obrigadão.

  119. Matheus Barbosa diz

    Olá,

    Estava treinando só natação 3x semana, 1h e meia de treino. Consegui perder 10kg junto com dieta. Vou começar treino de musculação (seg-sex) e continuar na natação 3x. Não tenho tempo para dividir os treinos e meu objetivo é perder gordura. Qual ordem eu faço? Nos dias que não tiver natação, posso correr ou bike? Estou treinando para algumas corridas de rua tbm e quero em março fazer uma de 10k. Qual treino vocês indicam?

    Obrigado.

  120. diz

    Bom dia!
    Sou magra, e o meu objetivo é a hipertrofia. Mas sabe como é né, nunca estamos satisfeitas com o corpo rs. Bom, tenho uma pequena gordurinha abdominal, e com isso faço corridas em média de 40min depois do treino. Tomo o BCAA e Óleo de Cártamo.
    Essa corrida, pode me atrapalhar na hipertrofia?
    Desde já, agradeço ;]

  121. Natália Papaléo diz

    Olá queridos,
    Adoro o blog e sempre acompanho!
    Acho, porém, que falta uma sessão nesse blog: fotos!
    Sim, para podermos acompanhar a evolução de vcs e nos motivar também.
    Fica a sugestão.
    Bjos

  122. jane diz

    Boa noite! Malho 5 vezes na semana e sempre tive essa dúvida. Já fiz essa pergunta para alguns instrutores na academia e cada me responde uma coisa diferente. Estava com 60kg e eliminei 5kg. Mas continua insatisfeita com a minha barriga. Malho sempre de 6h20 às 8h20 – Seg/quarta/sexta faço: Cycling Indoor/treinamento funcional e terça/quinta faço musculação e 30 de aeróbio. Faço acompanhamento com nutricionista também. Quero perder mais 3kg só q estou ficando com as penas finas, não sei onde estou errando.

  123. REJANE ANJOS diz

    EU QUERO PERDER PESO, E FAÇO O AERÓBICO ANTES DA MUSCULAÇÃO TÁ CERTO???
    MANDA UMAS DICAS GRATA! QUANTAS HORA DE AERÓBICA DEVO FAZER??

  124. rafael diz

    faço aeróbico pela manha e musculação a tarde, minha meta é ganhar músculos estou fazendo certo?

  125. Rafael diz

    Corro pela manha e faço musculação a tarde, minha meta e ganhar músculos estou fazendo isso certo?

  126. andreia lima diz

    Meu objetivo e ganhar musculos …mas quero tambem perder gurduras localizadas como faço? posso treinar musculacao tres vezes na semana ….e nos dias alternados fazer aerobico ?

  127. Fábio Arruda diz

    Parabéns pelo trabalho.
    Uma duvida, qual é melhor para queima de gordura abdominal, corrida na esteira, ou HIIT ?

    • Rodrigo Purchio diz

      Fábio, a gordura queima por um todo, ainda não há nada que comprove que existe como queimar gordura especificamente abdominal. Sobre. Melhor atividade, o importante é variar o estímulo.

  128. Rodrigo Horn diz

    Olá gostaria de sanar duas dúvidas, quero emagrecer primeiramente, o que devo fazer antes, musculação e depois aeróbico?
    Outra duvida é a seguinte; o que devo comer antes dos treinos? e logo após?
    carboidratos, proteínas ou fibras?

    • Rodrigo Purchio diz

      Rodrigo, essas questões já foram esclarecidas em alguns posts e comentários aqui no blog, em diversos cenários diferentes. Aqui em cima tem algumas respostas interessantes, mas se a dúvida persistir é só perguntar. Abraços

  129. Iara Freire diz

    Olá, quero ganhar músculos nas pernas e glúteos.
    Segunda, quarta e sexta faço corrida, durante 30 minutos.
    Terça e quinta, musculação, 1 hora.

    Sábado domingo descanso. Tá certo?

    • Rodrigo Purchio diz

      Iara, não há regra de certo ou errado. Veja como seu corpo se adapta.

  130. Pedro Henrique diz

    Boa Tarde, vou iniciar uma dieta a base de batata doce e peito de frango, almoço e jantar, com frutas nos intervalos. Treino 40 min musculação e 20 aerobico todos os dias, meu objetivo é hipertrofia. O que acha.
    Excelente trabalho de voces! Parabéns

    • Rodrigo Purchio diz

      Pedro, não acho fruta nos intervalos uma boa opção. Também restringir somente a frango com batata doce pode te deixar deficiente de vitaminas e minerais, além de aminoácidos, etc. Sugiro que você consulte um nutricionista para montar uma dieta adequada.

  131. Paulo diz

    Boa tarde. Treino há uns 6 anos, tenho um corpo com massa magra, mas não consigo aumentar e definir muito, estou ”parado” nisso. Já fiz diversos tipos de treino, e alimentação sempre comi de tudo, evitando doces, frituras, etc.. Quanto a suplementação só tomei whey no pós treino e mais nada. De uns meses pra cá, estou tomando whey de manha, a tarde e a noite no pós, e complemento com BCAA antes e depois. Minha dúvida é, continuo na suplementação ou troco? E quais seriam os melhores efeitos para meu caso, aumentar massa, crescer mais, já que sempre fui magro na adolescencia e atualmente estou com massa magra relativamente média. Obrigado!

  132. Fábio Arruda diz

    Boa Tarde, duvida sobre suplementação.
    Posso mandar Whey, Dextrose e Creatina na mesma porção apos o treino?

  133. Gabriel Castro diz

    Por favor, inicio atividades militares esse ano, ou seja, exercícios aerobicos quase todos os dias. O ideial seria apostar em uma dieta hipercalorica para não perder tanta massa, um hipercalorico? Pretendo continuar com a musculação.

    • Gabriel Castro diz

      nota: eu pretendia voltar aos treinos de boxe/jiu também. Lutadores praticam bastante cardio, lutam, fazem musculaçao, e mesmo assim ainda possuem uma quantia boa de massa. Isso deve-se a grande quantia de calorias ingeridas certo? Pelo contrário seriam magrelos. :p

    • Rodrigo Purchio diz

      Gabriel, o ideal para não perder massa é ter as proteínas bem distribuidas durante o dia e não uma dieta hipercalórica, mas que seja capaz de reestabelecer todas as calorias gastas por você. Como o gasto calórico irá aumentar, a dieta também deverá ter uma maior ingestão de nutrientes. :)

  134. Luna diz

    Olá!
    Tenho como objetivos a diminuição do % de gordura e definição, porém só tenho 1 hora por dia para treinar. No momento estou fazendo somente musculação em circuito (treino A-B 4x por semana) e preciso inserir o aeróbico. Porém, estou querendo aumentar minha frequência para 6x por semana da seguinte maneira: A – B – aeróbico – A – B – aeróbico. Está correto? Ou seria melhor fazer A-B-A-B-A-B tentando introduzir 15 min de aeróbico todos os dias após o treino?

    • Rodrigo Purchio diz

      Luna, nenhuma das duas formas está errada. O ideal é ver como você responde a cada um dos estímulos. Tente ficar em cada programa por aprox. 3 semanas para medir os resultados. :)

  135. Vivi diz

    Olá, Sou muito fã do frango com batata doce do Instagran, e agora tive tempo de tietar vocês pelo site e descobri que posso sanar muito minhas duvidas. Estou com sobrepeso, tentei inumeras dietas, e depois dos 30 elas não estao fazendo sucesso, ai decidi me reeducar, integrar alimentos e seguir em frente, mas descobri uma formula, que se eu nao me exercitar, nada ta funcionando pq o metabolismo dos trintões fica lento!!! Então, decidi ir pro Myuay Thai, dois das na semana a noite, fazem dois meses, e agora estou na musculação, com 120 minutos de esteira, segunda , quarta e sexta pela manhã, minha duvida é:
    Estou fazendo certo?
    Devo tomar whey isolado antes de ir pra academia?
    e os termogenicos? tá dificil perder gordura, trabalho sentada, e mesmo comendo frutas de 3 em 3 horas, almoçando saladas e carne, nada muda no meu corpo.
    Muito Obrigada e um super abraço de uma mega fã de vocês!!!

    • diz

      Oii Vivi! Vou ser sincera, não tenho expertise para te dar conselhos “concretos” sobre treino e dieta, pois não sou desta área. Mas como minha experiência de “curiosa” diria que 120 minutos de esteira é um tempão, acho que não tem necessidade disso tudo. Pegar pesado na musculação é excelente para acelerar o metabolismo e além de tonificar, queimar gordura. Então tente fazer um treino dando todo seu potencial, sabe? Se ficar fácil é porque não foi bem feito, tem que cansar!
      Whey isolado é melhor você tomar depois do seu treino de musculação! Não utilizamos termogênicos, apenas os naturais como café, chá verde, pimenta etc…
      Comer frutas de 3 em 3 horas pode não ser uma boa ideia! Nossa dieta por exemplo, quase não contém frutas, e quando comemos, é sempre no pós treino! Combine sua fruta favorita com o whey depois da musculação por exemplo. E nos lanches, dê preferencia para proteínas como claras, carnes magras, whey e carboidratos de baixo índice glicêmico, como aveia, batata doce.. Oleaginosas tipo castanhas, amêndoas, são uma opção boa de anche também!
      Seria muito bom para você procurar um nutricionista para te ajudar a alcançar seus objetivos!
      Espero ter ajudado :) Beijos!

      • Vivi diz

        Oi Roberta, desculpe-me, foi erro de digitação, são 10 minutos de esteira!!!!rsss

  136. Thiago Brandão diz

    Ola pessoal, meu objetivo e perda de gordura e manter a massa muscular que eu tenho atualmente.
    Meu treino esta sendo um pouco intenso, de manhã vou academia e corro 20 minutos ai começo a malhar por volta de 40 minutos de malhação e depois faço 15 minutos de bicicleta, a tarde vou correr na rua, faço 30 minutos de corrida intensa.
    Minha duvida é, fazendo isso posso perde muita massa magra? eu quero manter a massa que tenho e não ganhar.
    Desde já obrigado.

    • Rodrigo Purchio diz

      Thiago, você está com um nivel de atividades bem alto. Se a sua alimentação não acompanhar, certamente você está perdendo massa.

  137. diz

    Gosto muito de corrida de rua e pratico Jump 2 vezes na semana e 1 de musculação, convidei algumas amigas do jump para iniciar a corrida de rua com intensidade leve com caminhada e corridas só que essas corridas serão no msm dia do jump tanto que iremos direto para o jump vc acha que isso podera causar algum dano overtrainer por exemplo msm a corrida sendo sem intensidade. abraços…

    • Rodrigo Purchio diz

      Ana, o overtraining é algo muito pessoal, então não podemos afirmar que você terá ou não. Mas com certeza a corrida irá esgotar o glicogênio que você usaria para praticar o jump, com isso, seu corpo precisaria se adaptar para usar a gordura como substrato energético, o que irá favorecer a redução de gordura corporal. Mas esse processo é recomendado somente para atletas treinados, e o recomendável é que sua frequencia cardíaca no jump não ultrapasse os 150, 160BPM.

  138. Mônica Dlouhy diz

    ai pessoas vou ficar louca… não li todos os posts não aguentei ..kkk ..a dúvida é os seguinte faço 3 vezes por semana ZUM..tá certo isso ..bjssssBA, e musculação todos os dias Hipertrofia…qual o objetivo disso…..secar e definir .

  139. Flavia diz

    Quero manter o peso + definir musculos. já sou magra. Posso fazer aula de local todos os dias (seg-sab) e só?

  140. Aline Carneiro diz

    Que máximo esse post e os comentários me ajudaram bastante, parabéns pelo blog! :)
    Espero que possam me ajudar!
    Fiquei com dúvidas ainda… Nem sei por onde começar…

    Bom, quero diminuir primeiro meu % de gordura para definir, fiz a bioimpedância e constou que tenho 30%, o ideal é 20%, fiquei abismada pois todos dizem que sou magra, mas devo ser a tal da “falsa magra”, na balança tenho 50kg e devo ter 1,56m +/-….

    Estou fazendo musculação de seg. à sex. de manhã, associado com aeróbio, exemplo, faço uma série de 20 na cadeira extensora e corro 1min. na esteira, repetindo por 3 séries dessa forma, alternando entre esteira, bicicleta e transport…

    A noite estou fazendo o abs um dia sim outro não pois não dá tempo de fazer de manhã + HIIT todo dia (primeira semana corre 1min e anda 1min, por 30min e durante o passar das semana aumenta em 1min. o tempo de corrida, mantendo o de caminhada…)
    Mas já vi aqui que o HIIT todo dia não é bom…

    Estava pensando em fazer assim:

    -> Manter a musculação dessa forma e de manhã mesmo
    -> Fazer o HIIT só de seg./qui. à noite
    -> Fazer aeróbio de ter./qua./sex. à noite

    Ou o inverso… HIIT de seg./qua./sex e Aeróbio de ter./qui./sex.

    Sei que esse post já tem milhões de comentários mas cheguei agora no blog, me ajudariam muito!

    Ah!! Tomo café da manhã 5:30h (algum carbo + BCAA + Termogênico) pra treinar às 6h – Dura uns 45min. de treino depois tomo Whey Isolado + Fruta.

    Quero tanto ver resultado logo, sei que demora, mas quero fazer o mais certo possível para que o resultado chegue bem…

    Obrigada, beijos!

    • Rodrigo Purchio diz

      Seu treino está legal! Mas lembre-se também que aeróbio em excesso te coloca em overtraining e aí que você não emagrece mesmo. O segredo é ir devagar e sempre, mais do que ficar em modo soviético. :)
      Você pode tomar proteína no pré também, mas a dieta não se resume à essas duas refeições, então lembre-se de consultar um nutricionista! :)
      Espero ter ajudado.

      • Aline Carneiro diz

        Nossa! Você são demais mesmo, achei que pela quantidade de comentários nem iam me responder… Muito obrigada pela resposta! =)

        Perfeito, vou dar uma amenizada no aeróbio então, já que meu treino de força já é associado com um pouco de aeróbio…

        Acredito que só com o HIIT de duas a três vezes por semana seja suficiente e os outros dias folga de aeróbio, né?

        Vou incluir alguma panqueca proteica no pré também (comecei fazer as receitas de vocês e estou amando!) Ah! Esqueci de falar que tomo BCAA no pós também…

        Passo com nutricionista sim, inclusive ela que passou esses suplementos, com certeza as alimentações no dia dia faz toda diferença no treino e nos resultados!

        Me alimento de 3h em 3h, mas meu pré e meu pós é à parte disso (mesmo que tenha feito só duas horas que comi se vou treinar faço minha refeição pré normalmente) e procuro sempre fazer combinações de Carbo + Proteína durante todas as refeições, somente à noite que procuro amenizar ou dependendo da hora que vou dormir nem como (opto por um grelhado + verduras refogadas só)…

        Sei que dessa forma é tudo muito subjetivo, não sabem ao certo o que como, meus dados exatos, informações mais específicas, mas será que estou indo pelo caminho certo??

        Mais uma vez PARABÉNS pelo trabalho de vocês! Ações como essas têm me incentivado, me motivado, e me ajudado MUITO, obrigada!

        Beijos.

        • Rodrigo Purchio diz

          Oi Aline, está sim. Seus fundamentos estão ótimos, assim você vai longe! :) Qualquer coisa estamos aqui.

          • Aline Carneiro diz

            Obrigada, espero mesmo ir bem longe! =D

            Muito bom saber que tenho algum meio à recorrer quando as dúvidas surgirem!!

            Já que não as consultas da nutri são marcadas, não consigo falar com ela sem ser em consulta, o educador da academia não dá tanto suporte pois a demanda é grande e as dúvidas são milhares!

            O Blog de vocês é muito completo, tem tudo que a gente precisa, nutri, personal, fisio, profissionais bons! Além de vocês que apesar de não serem profissionais da área a experiência na prática também conta muito!

            Obrigada!

  141. Carolina diz

    Vocês estão cada vez mais de parabéns!!!
    To com uma enorme dúvida, minhas aulas voltarão então só terei 1 hora de pra malhar por 3 dias na semana e não sei se intensifico mais no aeróbico, pois ainda tenho gordura a perde, ou se intensifico na malhação..

  142. diz

    Eu gostaria de saber.
    Eu malho em casa pego 6 kl em cada braço quais seriam as series que tenho que fazer pra aumentar os musculos . Agradeço desde ja

  143. diz

    Desejo ganhar massa muscular magra ,mais tenho umas gordurinha pequena localizada na cintura ,como devo fazer o aeróbico antes ou depois da musculação?

  144. diz

    Eu só posso ir pra academia num horário, atualmente estou indo a noite, mas a partir de fevereiro vou começar a ir de manhã cedo, minha dúvida é a seguinte: Eu to em fase de ganho de massa, mas ao mesmo tempo quero e preciso queimar gordura localizada, aquele pneu que não saem de jeito maneira, então faço 3x na semana aula de spinning ou 2x spinning e 1x jump, logo depois vou pra musculação, tudo isso com auxílio de uma dieta com pouco carboidrato. Não to vendo nenhum resultado, o que está errado?

    • Rodrigo Purchio diz

      As vezes a baixa quantidade de carboidratos está sendo prejudicial. As vezes você está com alguma disfunção hormonal (já fez uso de termogênicos?). Infelizmente não podemos fazer uma análise do quadro por comentários, hehehe.

  145. Aline P. diz

    Olá! Tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria de elogiar a atenção que é dada a todos nós que temos dúvidas e questionamentos!
    Minha dúvida é: Faço musculação 3x/semana (terça é aerobico intercalado com musculação, ex: esteira 15 min, malho pernas, esteira 10 min, malho gluteos, esteira 10 min, malho braços. Quinta e sexta é 45 min de aerobico e depois treino musculação. Segunda e quarta eu faço Suspension e em seguida faço zumba.
    Gostaria de saber baseado nos meu exercícios se meu objetivo será alcançado. Tenho uma alimentação muito correta, estou ingerindo mais proteínas e alimentos com baixo índice glicêmico também. Meu objetivo nisso tudo é: perder uns 3 quilos, perder gordura localizada e tonificar pernas, gluteos, braços….Obrigada!!!!!!

    • Rodrigo Purchio diz

      Aline. Pelo que você passou, podemos dizer que sim. Mas é impossível dar garantias ou afirmar com certeza sem ter como base um cenário mais amplo. ;)

  146. Silva diz

    Pratico musculação, e há dois meses atrás comecei a fazer abdominal um dia sim outro não, só que vejo que apesar de eu ser magro tenho gordurasna barriga, dificultando a definição, e tenho medo de fazer aerobicos e perder peso e acabar perdendo massa muscular o que faço pra eliminar as gorduras da barriga?

  147. Olívia diz

    Olá!
    A minha duvida é a seguinte… Eu treino de 6 a 7 vezes na semana, variando a intensidade, e faço sempre musculação e aproximadamente 3x na semana aeróbico (pois depois do treino fico cansada e acabo deixando o aeróbico de lado). Pretendo a partir da próxima semana dividir os treinos fazendo aeróbico de manha e musculação a noite, gostaria de saber se a frequência de 3x de 30 a 40 min na semana dos aeróbicos de manha é suficiente para diminuição do percentual e gordura.
    Agradeço desde ja…

    • Rodrigo Purchio diz

      Olívia, é uma quantidade boa de aerobico, mas tudo vai depender de como o seu corpo irá responder ao estímulo, só assim para ter certeza se é suficiente ou não.

  148. Kamila diz

    Ola.
    Li o post mas fiquei em duvida quanto ao meu caso. Quero perder peso e gordura. Tenho treinado no minimo 6x por semana e sempre fazendo a musculação + aerobico em aparelho por no minimo 30m ´+ aula de aerobico (bodycombat, dança etc). percebi que as medidas diminuiram, braços diminuindo musculos na coxa e aumentando um pouco gluteos apesar de na balança o resultado nao ser muito significativo. estou índo pelo caminho certo? por favor me orientem :)

  149. Pedro Henrique diz

    Primeiramente parabéns pelo texto.
    Minha duvida seria, meu objetivo é ganho de massa magra. Fiz uma avaliação física a dois dias, e estou com 20 % de gordura corporal.
    Sendo assim, minha duvida seria, musculação Segunda, Terça, Quinta e Sexta musculação, e Quarta e Sábado, aeróbico intercalando HIIT e outro dia 40 minutos.
    O que acha?
    Sempre com uma dieta balanceada, e descanso de 8 horas diarias.

  150. diego martins diz

    ola faço academia e tenho 85 kg tenho uma boa massa muscular mais queria perder um poco de gordural abdominal sem perder massa magra to pensando em nos dias que nao treino fazer um aerobico na parte da manha com muita intensidade mais num curto tempo coisa de uns 20 minutos e aumentando a ingestao de proteinas e diminuindo um poco o carbo gostaria de saber se isso é possivel?ou se voces podem me dar uma dica uma ajuda pra mim conseguir perder um poco dessa gordura desde jah muito obrigado pela ajuda forte abraço

  151. Angela diz

    Boa tarde!
    Numa pesquisa de treino de intensidade e acelaração de metabolismo vim parar a este blog que estou a achar super completo. Se me permitem, gostaria de saber a Vossa opinião sobre frequencia/tipo de treino. Ando num ginásio onde faço normalmente aulas de spinnig ou treino de força intercalado com aerobico (ex, 5’aquecimento, 3 series de algum exercicio + 10′ de aerobico + 3 series de qq coisa + 10′ aerobico) em dias diferentes. Normalmente não faço spinning e força no mesmo dia! Quero emagrecer, faço bem? Recentemente descobri que gosto de treinar de manhã, mas tem que ser cedo, 7h, e apenas 50m para não me atrasar para o trabalho. Por isso sei que embora goste serão mais as vezes que não vou do que as que vou conseguir ir a esta hora. No entanto, caso o faça, ir as 7h e depois voltar às 18h é demasiado? Neste caso separando o tipo de treino, ex de manhã nadar, ou eliptica e ao fim da tarde força,… são muitas duvidas e vão aparecendo todos os dias. Não quero exagerar, não quero por em risco a saude, mas gostava de perder algum peso e ao mesmo tempo definir. Já tenho bastantes cuidados com alimentação. Se calhar como treino até tenho cuidados a mais… Se me puder dar a sua opinião agradeço. Gostei dos artigos que li e que me parecem ter base bem justificada e fundamentada.
    Obrigada.

    Angela

  152. Gabriela Santos diz

    Olá! Parabéns pelo blog, ótimas dicas :)
    Olha só, comecei a fazer musculação com o objetivo de ganhar massa muscular. Mas também quero reduzir umas medidinhas do braço e da barriga. Não sou gorda, apenas tenho umas gordurinhas localizadas.
    Faço musculação 5x na semana e minha instrutora me indicou fazer jump 3x na semana. Gostaria de saber se o jump deve ser feito antes ou depois da musculação, os dias que deve ser praticado(tipo, no mesmo dia que malho perna ou não) e se ele vai atrapalhar no ganho de massa magra. Obrigada :)

    • Gabriela Santos diz

      ahh, e a instrutora me indicou praticar jump no máximo 20 minutinhos.

  153. vitoria diz

    bom dia !
    Meu objetivo é perder gordura e ganhar massa… Na verdade meu maior objetivo é perder gordura da barriga e depois definir … qual o treino certo a fazer ?
    Pensei em intercalar musculação + aerobio , ex : a cada exercicio corro 3 minuto intensos e fica : exercicio + corrida + exercicio + corrida + exercicio + corrida e intercalo abdominal dia sim dia nao …. Fazendo isso irei perder massa magra tbm ? ou irei perder gordura e ir definindo ? e por quanto tempo devo fazer esse treino ?
    obg

  154. Paulo diz

    Bom dia ! gostaria de esclarecer uma duvida! Após o termino do treino de musculação devo suplementar antes de começar o treino cardio?? ou suplementaria depois do cardio ?? Obrigado!

  155. diz

    Tenho 17anos 1.83 por aí, sou magro nos meus braços comparado ao meu tronco, tenho gordura localizada no abdômen,minha pergunta é como ganhar massa muscular e perder minha gordura localizada no abdômen? Outra coisa quanto tempo depois da musculação devo fazer o cardio?

  156. elizabeth camelo diz

    Adoro o casal. Uns fofos. Eu tb amaria se eu pudesse formar uma super dupla. Mas, enfim. Eu estava vendo o post e tive uma duvida. Bom, meu objetivo hoje é perder % gordura, pois o meu está em 18. E junto a isso tb quero massa magra. Então, comecei a fazer aeróbico e quando vi post vi que tem tantas diferenciações para se obter resultados satisfatorio. Logo, gostaria que vcs me esclaresse o que seria ideal para mim. Eu treino somente com o professor da academia , ele passa a serie e eu executo sozinha, claro dentro do meu objetivo. Diante do post de vcs fazer aerobico pela manha e treinar no horario de almoçco que 12:00 as 13:30(é o horario do meu treino diario) tem algum problema?

    • Rodrigo Purchio diz

      Oi Elizabeth, sem problemas de fazer aeróbico pela manhã e treinar na hora do almoço. ;)

  157. Ethiene diz

    Oi! comecei um tratamento com uma nutri e estou fazendo aquela dieta metabólica, baseada no índice glicêmico, está indo tudo bem, mas sou sedentária, e gostaria de começar a fazer exercícios para ajudar na perda de peso, mas também fortalecer e dar uma definidinha nos músculos, o problema é que não sei por onde começar e fico desmotivada. Tenho a disponibilidade de frequentar a academia de 3 a 4 vezes na semana, mas não tenho ninguém que me auxilia. Como posso começar?

  158. Kétsia diz

    Boa noite!
    Primeiramente, parabéns pelo post! Muito bem explicado.
    Eu li alguns comentários e talvez até já saiba a resposta pra minha pergunta…
    Meu objetivo principal é ganhar massa muscular, Porém, sou uma falsa magra. Meu percentual de gordura é em torno de 27%. Tenho 1,63m e 54kg. Quero muito dar uma “encorpada”, mas também quero perder gordura, principalmente abdominal. Tenho o famoso pneu. Minha prioridade é ganhar massa, mas não quero deixar de tentar perder esse excesso de gordura também. O problema é que estudo e trabalho. Saio de casa às 6h da manhã e chego as 17h, portanto, não tenho como separar a musculação do aeróbico.
    Não existe possibilidade de conciliar os dois sem prejudicar meu ganho de massa?
    Obrigada!

  159. andrea diz

    Bom dia, sou magra mas tenho gordura abdominal e um pouquinho nas laterais das costas, faço musculação pela manhã e fico alternando com 10 minutos de esteira, 10 de bicicleta, a cada tres de musculação, e no mesmo dia que treino inferior faço aulas de spinning a tarde isso atrapalha meu ganho de massa. quero ganhar massa e perder barriga

  160. elaine frança diz

    olá bom Dia! o que eu quero e hipertrofiar, mas como posso fazer isso se eu tenho que perder gordura localizada (barriga e culote) depois que tive minha filha fiquei assim mas o meu foco e volume, será que eu focando na musculação eu perco esta gordura que não me deixa em paz? tomo whey pela manhã como de três em três horas consumo bastante proteína antes do treino bcaa e pos treino whey o que faço(tenho tendencia a ficar muito magra mas msm assim a gordura está lá) me ajuda por favor

    • Rodrigo Purchio diz

      Elaine, a musculação é um ótimo estímulo para queima de gordura. Aliada à uma dieta de qualidade com certeza te trará bons resultados.

  161. Nilton Duarte diz

    Olá,gostei do post,mas a minha dúvida é o seguinte,tenho como objetivo o ganho de massa muscular,porém também quero perder um pouco de gordura,eu articulei meu treino como na segunda feira faço perna e ombro na terça trabalho bíceps e tríceps e quarta faço apenas aeróbio,na quinta volto malhando peito e encerro na sexta com costas….
    Gostaria de saber se esse treino pode ser feito deste tipo,pq eu nunca fiz aeróbio e quero saber se eu fazendo 1 vez na semana ajudaria e não faria eu perder massa muscular…kkkk vlw abraço!

  162. Drika diz

    como eu so tenho tempo de ir a academia a noite , sempre fazia o aerobico jump antes da musculaçao isso intefere no meu processo de ganhar massa muscular ou seja ficar malhada?

    • Rodrigo Purchio diz

      Drika, se seu objetivo é ganhar massa o ideal é priorizar ao máximo essa atividade.

  163. giovanna araujo diz

    Ola,
    só posso ir para academia na parte da noite.. è onde tem as aulas de Muaithay… portanto, pratico musculação e dps a luta. está correto??? sendo que meu foco inicial é perder gorduraa??? obrigadaa

  164. roberta roma diz

    Olá! Gostaria de saber se eh correto ou nao tteinar um dia musculação e no outto dia só aeróbico?

  165. diz

    Massa professor,vc manda muito!! soh acho q vc deveria rever seus conceitos sobre a dieta estilo Paleo Ou Low Carb se voce ja eh contra de cara deveria pelomenos ler a outra versao um bom exemplo seria o barriga de trigo tenho certeza q alguns do seus alunos tentam porque tenam emagrecer e nao conseguem ou outros conseguem e voltam engordar!!!

  166. Andre Ferreira diz

    André Ferreira!

    Quero aumentar a massa magra já pocurei a nutricionista, 1.72 cm e 72 kl .onde deu uma boa diferença, mas continuo com um barriga. posso treinar 3 dias musculação – seg -terça-quart – quinta aerobico 45 minutos na sexta musculação e sab arobico , vou conseguir definir o abdomen?

  167. Eduardo diz

    olá por favor me ajudem , eu tenho 2 dúvidas.

    meu objetivo é hipertrofia porém tbm quero perder gordura!

    estava pensando SEPARAR OS TREINOS, em fazer MUSCULAÇÃO PELA MANHÃ e depois voltar pra academia para fazer AERÓBICO A TARDE , pois aerobico antes e musculação depois eu não posso pois de dia preciso de algo que consuma menos meu tempo.

    começar com musculação pela manhã , e a noite aeróbico, está correto ?

    mais uma dúvida , eu tomo WHEY , BCAA E GLUTAMINA após a musculação de manhã , a noite quando eu voltar para fazer o aeróbico devo tomar eles novamente ?
    obrigado

    • Rodrigo Purchio diz

      Eduardo, como para tudo, não há “correto”, certo ou errado. Existem estratégias e cada uma te leva pra um caminho diferente. A estratégia de separar os dois treinos é extremamente válida na minha opinião e é o que eu faço. Em relação à sua suplementação, alinhe isso direitinho com um nutricionista. ;)

      • Eduardo diz

        Obrigado , porém a dúvida maior é a seguinte:

        MUSCULAÇÃO(manhã) e AERÓBICO(noite)

        ou melhor seria:

        AERÓBICO(manhã) e MUSCULAÇÃO(noite) ?

        Tanto faz esse VICE VERSA ?

        Pois a primeira opção seria a melhor para mim.

        • diz

          Cara isso vai depender de qual eh o seu foco!!Eh logico que todos queremos reduzir sempre q possivel o percentual de gordura,aumentar massa magra e ficar trincado kkk,mas tenha em mente q tudo ao mesmo tempo eh dificil( a nao ser com anabolizante) porem nao te impede de fazer os dois ao mesmo tempo!!se voce quer realmente perder essa gordura ai foque primeiramente em aerobico ou seja faca que nem o rodrigo, primeiramente o aerobico de matina,

          mas se vc nao tem mt gordura e quer crescer coloque maior foco na musculacao porque se voce fizer musculacao de manha o aerobico prejudica a noite e vice versa!!! Concorda professor?

          Eu estou na mesma situacao que vc fera…eu tenho focado no aerobico e depois musculacao na verdade eu alterno os dois ai nao prejudico nenhum dos dois treinos como c fosse aerobico 2 4 6 e terca quinta sabado musculacao + uma dieta baseada no estilo lowcarb/paleo(80% dos seus resultados)

  168. Daniela diz

    Olá!

    Tenho 1,70 de altura, peso 69 kilos e o meu grande objetivo é transformar a gordura existente no meu corpo em massa magra e assim defini-lo. Então a pergunta é: Posso fazer a musculação e o aeróbico em dias alternados? Ou melhor fazer a musculação pela manhã e aeróbico á noite, ambos no mesmo dia?

    Obrigada.

    • Rodrigo Purchio diz

      Daniela, veja as respostas nos comentários anteriores, já esclarecemos isso.

Dúvidas sobre substituições de ingredientes, quais suplementos usamos, calorias das receitas, PAM, MCT, claras de ovos em caixas ou pasta de amendoim, clique aqui e veja nossa página de dúvidas frequentes. Sugerimos também que, antes de comentar, leia os comentários anteriores. Às vezes sua dúvida já foi sanada.