• Skip to main content

Rodrigo e Beta

www.instagram.com/rodrigoebeta | www.youtube.com/rodrigoebeta

  • Receitas
    • Com whey protein
    • Proteicas
    • Doces
    • Salgadas
    • High Carb
    • Low Carb
    • Sem glúten
    • Sem lactose
    • Lanches
    • Bebibas
  • Lifestyle
    • Restaurantes
    • Viagem
    • Dicas
  • Nutrição
  • Treino
  • Estética
  • Saúde e Bem Estar
  • Vídeos
  • Sobre
    • Sobre nós
    • Anuncie

15/07/2013 214 comentários

Treino Aeróbico – HIIT

Bom pessoal, começaremos hoje as discussões sobre treino aqui no Frango com Batata Doce, com um tema que está bem na moda quando falamos de exercícios aeróbicos: o famoso HIIT.

O HIIT, como o próprio nome fala, high intensive interval training (treinamento intervalado de alta intensidade) é um tipo de treinamento onde temos estímulos curtos e intensos, alternados com intervalos de recuperação com o dobro, triplo ou mais vezes o tempo de estímulo. O intervalo pode ser repousando ou em uma atividade de muito baixa intensidade.

Na faculdade e em qualquer livro de fisiologia aprendemos que para oxidação de gorduras necessitamos de uma atividade continua de caráter aeróbio e de intensidade relativamente baixa. Porém o HIIT prega exatamente o contrário, mas também tem efeito na diminuição da gordura corporal, muitas vezes até mais satisfatório que o primeiro e com um tempo muito menor.

Vocês devem estar pensando, “putz, ele falou, se contrariou e ainda não disse muita coisa…” mas eu chego lá! Qualquer atividade que aumente a freqüência e o consumo de oxigênio o corpo gera um déficit que é restaurado através de um fenômeno chamado EPOC, ou consumo de oxigênio pós exercício. O EPOC é um estado onde o corpo mantém alto o consumo de oxigênio para repor os estoques energéticos gastos em uma atividade, voltar a temperatura corporal, colocar a níveis basais alguns hormônios e a reoxigenação do sangue. Esse estado pode gerar um gasto calórico adicional significante quando se objetiva a diminuição do percentual de gordura.

Agora chegamos ao ponto principal! “Entao é esse EPOC que vai me ajudar a emagrecer?” Sim! O alto gasto calórico da atividade intervalada de alta intensidade somado à um EPOC prolongado certamente te ajudará a reduzir o seu percentual de gordura. Agora, não ache estranho: você pode até aumentar a massa magra com esse treino! Mas esse papo fica pro próximo post!

Forte abraço, bons treinos e consulte sempre um professor antes de iniciar um programa de exercícios!

Arquivado em: Treino Marcados com as tags: aeróbico hiit, hiit, o que é hiit, treino hiit

Sobre Leonardo Almeida

Personal trainer. Formado pela UFRJ, pós graduado em treinamento de força pela UGF e em gestão de negócios pelo IBMEC. Possui diversos cursos sobre treinamento e emagrecimento no currículo. Recentemente adquiriu o certificado oficial da Crossfit CF-L1.

Reader Interactions

Comentários

  1. Vítor Nascimento diz

    02/07/2019 em 6:41 PM

    Esse treino tá muito na moda ultimamente por causa do crossfit que é mais ou menos assim. Uma carga muito pesada durante um tempo curto, descanso e depois pega pesado de novo no ritmo. QUando fazia Muay Thai tinha o treino de circuit q tb era assim, puza muita energia e eu saía de lá esgotado.

    Responder
  2. Amanda ferreira diz

    25/03/2019 em 8:37 PM

    Eu perdi 30 quilos fazendo exercícios e com dieta, agora adaptei meu treino para ganhar massa muscular, mas ainda quero perder % de gorduram mas preservando e ganhando massa magra, por isso resolvi aderir ao HIIT com musculação e queria a opinião de vcs em relação ao treino e a dieta que adaptei. Excelente artigo!

    Responder
  3. Rafael diz

    28/02/2019 em 10:27 PM

    Parabéns!
    Excelente Posts!

    Responder
  4. Eliana diz

    28/01/2019 em 5:08 PM

    Gostei do artigo! Realmente o treino HIIT funciona, eu mesma fiz vários protocolos desse treino em 2016/2017 para perder a barriga.

    Responder
  5. Juninho diz

    05/12/2018 em 4:52 PM

    Adorei o artigo. Depois de ler tudo isso me empolguei e em breve vou iniciar meu Treino Hiit. Preciso diminuir o percentual de gordura o mais rápido possível.
    Muito Sucesso!!!

    Responder
  6. Alimentação Saudável Oficial diz

    18/06/2018 em 11:41 AM

    Muito bom seu artigo, legal essa modalidade de treinamento, busco equilibrar exercícios com a alimentação que acredito ser um dos passos mais importantes na busca pela saúde e corpo saudável.

    Responder
  7. Andressa Velho diz

    12/03/2018 em 8:58 AM

    Muita gente diz que o treino hiit machuca, é verdade?

    Responder
    • Roberta Pacheco diz

      12/03/2018 em 12:00 PM

      como assim, machuca?

      Responder
  8. Rafael diz

    24/01/2018 em 5:52 PM

    Eu ando muito sedentário, tenho que voltar a praticar exercicios porque ta dificil.

    Responder
  9. Daniela diz

    02/12/2017 em 8:41 PM

    Comecei a praticar tem 10 meses e os resultados j´são visiveis adoro fazer

    Responder
  10. Flavia diz

    02/11/2017 em 11:51 AM

    eu acho que hitt e uma forma de perder peso e ainda não fiar flácida

    Responder
  11. John Heine diz

    28/06/2017 em 4:44 PM

    Cara artigo TOP, confesso que não sou Fã do Hitt (Cansa Muito kkk) mania de gordinho mesmo, acabei perdendo 40kgs com Alimentação (Frango com Batata Doce direto kkk), mas foi só parar pra voltar a ganhar peso.

    Estou sim bem inclinado a iniciar um treino com Hitt, valeu as dicas #Tmj

    Responder
  12. Clara diz

    18/09/2016 em 7:44 PM

    Tenho muitas dores no joelho, trabalho em casa com meu blog, como posso fazer isto sem ter dores?

    Responder
    • Roberta Pacheco diz

      20/09/2016 em 9:21 AM

      Oi Clara! O ideal é conversar com um ortopedista ou um fisioterapeuta! ?

      Responder
  13. Carla Rodrigues diz

    05/09/2016 em 9:39 PM

    Eu sou prova viva que o treino HIIT funciona, quase 10 kg depois da minha segunda filha! mas também fiz uma dieta bem balanceada. <3 amei, ah e também estou adotando o jejum intermitente, vamos ver…

    Responder
  14. Aline diz

    13/01/2016 em 8:28 PM

    Olá
    Faço o hiit 3 vezes na semana para dar a pausa necessária para o músculo.
    Gostaria de saber se eu posso correr, inclusive nos dias que fiz o hiit, sem interferir nesse desenvolvimento dos músculos e na queima de 48 horas que o hiit proporciona, ou se é melhor fazer apenas uma caminhada leve?

    Responder
  15. Wellington diz

    07/10/2015 em 10:08 PM

    Boa noite, tenho 16 anos, faço dieta, ingiro cerca de 2500 calorias diariamente, e faço HIIT 30 segundos descanso e 1 minuto correndo durante 13 vezes, adicionando o aquecimento e desaquecimento dá 30 minutos, posso fazer HIIT de segunda a sábado ou posso alternar 1 dia HIIT e 1 dia aeróbico mais leve? Ah, eu faço musculação durante 40 minutos todo dia

    Responder
  16. sérgio oliveira diz

    29/06/2015 em 1:14 PM

    Olá Rodrigo e Beta, sou um fã do vosso blogue, e sigo-o todos os dias através do facebook daqui de Portugal. Criei uma página no face eu e a minha companheira inspirados pelo vosso esforço e dedicação para a divulgação de um modo de estar na vida que nós nos revemos também. Vimos por este meio convidar vos a dar um like na nossa página https://www.facebook.com/ConceitoFITPT?ref=aymt_homepage_panel, era uma grande honra para nós. Obrigado pelo esforço diário que têm em manter todos os dias os seguidores da vossa página informados. Parabéns pelo trabalho, e já sabem se vierem a Portugal cá estamos aguardando por vocês. Forte abraço 🙂

    Responder
  17. Bruna diz

    09/04/2015 em 5:23 PM

    Sempre corri longas distâncias, porém, além da falta de tempo, também perdi um pouco do gosto por isso. Desse modo, gostaria de saber se o HIIT as substituiria por completo ? Estou tentando fazer o HIIT usando o Tabata, é eficaz? Pois meu objetivo é ganhar massa, mas também manter, ou perder um pouco, do % de gordura. (Moro em uma cidade pequena e não conheço alguém que possa me tirar essas dúvidas). Obrigada.

    Responder
  18. Camila diz

    24/03/2015 em 6:24 PM

    Boa noite. Malho de tarde e faço hitt pela noite. Meu objetivo é hipertrofia. Li aqui vocês flando q a alimentação não altera nada antes e depois. Eu janto normalmente. Uma colher grande de arroz e 80*,kg de carne. Depois de 1h faço o hitt
    Volto e espero 2h pra fazer minha ceia e dormir. Ta correto?

    Outra pergunta. Se eu fizer o hitt de tarde lancho. Espero uma hora faço hiit volto e espero só a hora da próxima refeição q é o jantar. Correto?

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      26/03/2015 em 4:30 PM

      Camila, só um nutricionista pode te responder se está correto ou não. Sempre busque ajuda de profissionais qualificados para montar dietas e prescrever treinos! 🙂

      Responder
  19. Douglas Santana diz

    07/03/2015 em 11:38 PM

    (Objetivo e perca de peso e definicao)Faco muay thay terça,quinta e sexta!..nos dias de descanso,seria mais interessante fazer o hiit ou posso correr num dia d descanso e no outro dia de descanso fazer o hiit ?

    Responder
  20. PAULO BEACH diz

    22/02/2015 em 4:18 PM

    OLA TENHO UMAS DUVIDAS.
    TREINO HIPERTROFIA. TREINO A, B, (A= PEITO, BICEPS E OMBRO) E (B= PERNA, COSTA E TRICEPS)
    FAÇO 6 DIAS NA SEMANA MUSCULAÇÃO.
    FAÇO HIIT NA ESTEIRA DEPOIS DA MUSCULAÇÃO.
    É MAIS INDICADO EU FAZER O HIIT NOS DIAS QUE TRABALHO PERNA OU NO DIA SEGUINTE QUE NÃO TRABALHO PERNA.
    TENHO COMO OBJETIVO AUMENTAR A MASSA MAGRA E BAIXAR O PERCENTUAL DE GORURA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    Responder
  21. Patrícia diz

    23/01/2015 em 12:24 PM

    Olá Leonardo! Primeiramente parabéns pela iniciativa e obrigada por disponibilizar seus conhecimentos a todos que tem interesse! Desculpe se estiver sendo repetitiva, li o máximo de perguntas que pude, mas não tive tempo pra ler todas…Enfim…
    Meu objetivo é perda de peso! Posso fazer meu HIIT no elíptico (por conta dos meus joelhos) 30s intenso + 135s de intervalo com duração total(intenso+intervalos) de cerca de 10min, 3x na semana, alternando nos outros dias com Pilates e/ou musculação?

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      23/01/2015 em 2:07 PM

      Patrícia, você pode fazer seu HIIT da forma que achar mais adequada, mas lembre-se: cada corpo responde de uma forma. 😉

      Responder
  22. renan diz

    02/01/2015 em 1:04 AM

    Faço musculação 5x na semana, priorizo a perda de gordura corpórea sem a perda de massa, assim sendo, faço hiit, depois faco uma refeicao e vou treinar?

    Responder
  23. Cristine diz

    29/12/2014 em 5:04 PM

    Olá, não sei se ainda estão respondendo a esse post, mas o encontrei em uma pesquisa sobre HIIT e gostaria de orientação, se possível. Na resposta do primeiro comentário Leonardo comenta algo sobre “fracionar a ida à academia”. Isso seria só por causa da diferença entre musculação e HIIT ou existe alguma maneira de fazer esse HIIT fracionado? Pergunto pq faço jump no mini trampolim em casa e gostaria de uma maneira mais eficaz de fazer sem ser os 40 a 60 minutos corridos. Tenho dificuldade de aplicar o HIIT no jump pq uso mais o ritmo das músicas do que o tempo pra fazer. Se puderem me ajudar com isso ficaria muito grata. Será que da pra incluir o HIIT no mini trampolim? Obrigada

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      06/01/2015 em 12:13 PM

      Seria mais por diferença entre musculação e HIIT. Para uma atividade não atrapalhar a outra. O HIIT pode ser práticado em qualquer equipamento, basta alternar entre períodos de alta intensidade e baixa intensidade 😉

      Responder
  24. Larissa Lima diz

    22/11/2014 em 8:50 PM

    Sensacional essa matéria! Conseguiu sanar a maioria das minhas dúvidas lendo os comentários e respostas.
    Treinei minha vida inteira mas devido a correria de uns anos atrás, aos poucos estou voltanda ativa novamente.
    Como preciso (e mt!) diminuir meu BF, já pesquisei, pedi dicas pra amigos e vou associar a musculação de manhã e a noite farei o HIIT em casa, já que meu tempo é mt apertado e ele não precisa de aparelhagem para ser executado.

    Bons treinos pra todos e continuem compartilhando mais dicas!
    Boa semana!

    Responder
  25. Elaine diz

    12/11/2014 em 8:36 AM

    Com relação ao Hit, eu devo fazer em dias alternados da musculação? Ou pode ser feito no mesmo dia, após ou antes da sessão de musculação?

    Responder
  26. Guilherme Moura diz

    09/11/2014 em 2:19 PM

    Muito boa as dicas, valeu mesmo.
    É verdade o que dizem por ai que com o trinamento HIIT o corpo continua queimando calorias ao longo do dia? sempre escuto isso, mas nunca tive provas.

    Obrigado.

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      09/11/2014 em 10:35 PM

      Com qualquer tipo de treinamento o corpo leva algum tempo para reconstruir as microlesões por ele causadas. E essa reconstrução gasta calorias! 🙂 Além de aumentar o consumo de oxigênio pós exercício, o EPOC. Já falamos sobre isso em alguns posts.

      Responder
  27. Pierre Caillava diz

    31/10/2014 em 12:28 AM

    Boa noite Leonardo,

    Levando em consideração todas as características deste treinamento, logo, a maioria das aulas de Spinning não poderiam ser consideradas um HIIT, correto?

    Abraço

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      02/11/2014 em 11:00 PM

      Pierre, correto.

      Responder
  28. Ricardo Souza diz

    23/10/2014 em 5:20 PM

    Leonardo e Rodrigo boa tarde, parabéns pela matéria, sou praticante de ciclismo de estrada e a algum tempo venho estudando uma forma de se ganhar resistência e força, resistência para se manter um ritmo forte por um longo período de tempo e força para suporta as subidas(meu ponto fraco). E queria saber se o HIIT pode me proporcionar isso e se tem algum exercício especifico para se fazer na bicicleta.

    Responder
  29. Bruno Felipe Rolemberg Santos diz

    22/10/2014 em 10:44 PM

    Oá boa noite, o instrutor da cademia ele me viu fazendo o hitt, já pratiquei várias vezes e nunca senti nada de errado e tal! Ele me viu fazendo, dai veio “reclamar” dizendo que eu podia ter uma parada cardíaca e tal! Dai fiquei meio constrangido em praticar novamente! O que vc pode me falar? É arriscado mesmo?

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      27/10/2014 em 11:38 PM

      Bruno, sempre tenha suas consultas com um médico em dia, esse é o principal. Paradas cardíacas podem ser causadas por diversos motivos, não podemos ser tão radicais assim.

      Responder
  30. Lucas de Souza diz

    03/10/2014 em 4:07 PM

    Olá Beta e Rodrigo!
    Eu perdi 30 quilos fazendo exercícios e com dieta, agora adaptei meu treino para ganhar massa muscular, mas ainda quero perder % de gorduram mas preservando e ganhando massa magra, por isso resolvi aderir ao HIIT com musculação e queria a opinião de vcs em relação ao treino e a dieta que adaptei.
    Estou pensando em fazer HIIT 20 min de 1min/1min na esteira + 20 min de transport de terça e quinta e segunda, quarta, sexta e sábado treino de musculação + 30 min de caminhada ou trote leve na esteira.
    Em relação a dieta as modificações que eu pensei foi: Nos dias de Hiit (terça e quinta) eu como só bastante proteinas e fibras nas 6 refeições e nos dias de treino normal de musculação eu como um pouco de carbo de baixo ig de manhã, no almoço e pós-treino e janta só de proteinas e fibras.
    Está correto esse conjunto ou vcs sugerem alguma mudança???

    Desde já obrigado, sou fã de vcs!!!

    Responder
    • Rodrigo Purchio diz

      05/10/2014 em 3:16 PM

      Lucas, você precisa entender como seu corpo irá reagir à essas mudanças e ir fazendo o ajuste fino depois. 😉

      Responder
  31. CARLA PELIZZERI diz

    30/09/2014 em 5:18 PM

    Eu faço o Hiit há 4 meses, já perdi 8 kg, e preciso ainda perder mais 9Kg (na gestação engordei 33 Kg) e vou iniciar o treino com jump, faço tudo em casa pois moro na fazenda. Já vi em sites dizendo que o hiit pode ser feito todos os dias (mas preferido descansar os musculos). Posso intercalar um dia Jump e outro dia o Hiit por mais que ambos exerçam muito da musculatura das pernas?

    Responder
  32. Amanda Reis diz

    16/09/2014 em 11:30 AM

    Olá! Eu costumo correr 6km 3x/semana e vou substituí-lo pelo HIIT para variar o estímulo, mas li que deve ser feito todos os dias (durante as 8 semanas indicadas na planilha que pretendo seguir).
    Posso fazer AEJ de manhã e HIIT à tarde ou seria muita coisa?
    Obrigada!

    Responder
  33. Ana diz

    12/09/2014 em 1:26 PM

    ola!!!! li todos os comentarios e respostas, mas uma questao nao foi respondida na qual tenho muita duvida entao foi repetir aqui e agradeço muito se for respondida dessa vez : ” Você diz que se o objetivo da pessoa é reduzir gordura, o aeróbico em Hiit deve ser feito antes da musculação. Mas o ideal não seria depois, em razão daquela questão da diminuição dos estoques de glicogênio após a musculação e consequente queima de gordura? Grata.”

    espero ansiosamente a resposta

    Responder
« Comentários mais antigos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Rodrigo e Beta | Frango com Batata Doce